Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro aponta que estado já tem mais de 23 mil casos
Nesta segunda-feira, 13, autoridades do Rio de Janeiro confirmaram que mais uma cidade viu o surto de Influenza A evoluir para um quadro epidêmico. Até então, além da capital, as cidades de São João do Meriti e Japeri, que ficam na Região Metropolitana, já haviam ligado o quadro de alerta. Hoje foi a vez de Quatis.
O município, que fica na região do Vale do Paraíba e faz divisa com Minas Gerais, possui cerca de 14,5 mil habitantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, mais de 23 mil casos da doença já foram confirmados.
O município de Japeri informou que ainda possui vacinas contra a enfermidade, mas a previsão é que o estoque possa acabar ainda hoje. Na última sexta-feira, 10, o Ministério da Saúde anunciou que enviaria 700 doses para o local. A situação em São João do Meriti parece ser menos preocupante, já que ainda há imunizantes disponíveis.
Já a capital do Estado, por sua vez, ficou uma semana sem imunizar a população, já que não havia doses disponíveis.
A campanha só foi retomada no início do mês, quando a Secretaria de Estado de Saúde e o governo de São Paulo, através do Instituto Butantan, enviaram 500 mil doses do imunizante.