Número de casos da doença na região aumentou 197% em 2021
Neste sábado, 11, foi informado que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás emitiu um alerta sanitário sobre uma possível epidemia de chikungunya na região.
Ou seja, além da preocupação com a pandemia de Covid-19, o território goiano também está sofrendo com o aumento de casos de chikungunya. As informações foram publicadas pelo portal de notícias g1.
A doença em questão é causada por um vírus que pode ser transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, causado febres altas e dores em todo o corpo.
Segundo revelado na reportagem, só em 2021, 802 casos da doença foram registrados no estado de Goiás, o que representa um aumento de 197% nos números, se comparado ao ano passado.
A superintendente de vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, alertou sobre os perigos do aumento das infecções, principalmente no período atual:
“Goiás nunca teve um epidemia por chikungunya. Nos preocupa porque temos muitas pessoas susceptíveis a esses vírus e nós ainda não tivemos o fim da pandemia de Covid. Então é muito importante que as pessoas se atentem”.