Autoridades chinesas acreditam que as chamas teriam começado após deslize cometido por funcionários
Uma fábrica localizada na província de Henan, na China, foi atingida por um incêndio fatal na última segunda-feira, 21. O episódio tirou as vidas de 38 pessoas, e feriu outras duas.
Segundo divulgado pelas autoridades chinesas e repercutido pela AFP, foi avaliado que a causa do fogo foi erro humano, com as chamas tendo se espalhado após o deslize de um funcionário do local durante um trabalho de soldagem.
Vale enfatizar que o incêndio devastou a fábrica durante várias horas — os bombeiros foram contatados por volta das 16h da tarde (no horário local) a respeito do problema, e as chamas apenas foram colocadas sob controle já às 23h da noite.
De acordo com os primeiros elementos da investigação, o acidente foi provocada por uma manipulação contrária aos regulamentos por parte de um funcionário da empresa. (Uma operação de) soldagem elétrica provocou o incêndio", afirmou a CCTV, emissora estatal chinesa.
Os suspeitos pelo erro que custou as vidas de quase 40 trabalhadores também já foram detidos, ainda de acordo com o veículo.
Conforme informações do The Guardian, infelizmente a China possui várias ocorrências de incêndios com altos números de vítimas devido à negligência em relação a protocolos de segurança por parte das construtoras. Esse descuido, por sua vez, seria uma consequência da rapidez com o qual os prédios são erguidos no país.