A polêmica imagem de Erno Schneider eternizou perfeitamente a sensação geral do governo controverso de Jânio Quadros
No dia 30 de janeiro de 1961, Jânio Quadros tomou sua posse na presidência do Brasil. Seu curto mandato incluiu decisões folcloricamente reacionárias, como proibir biquínis, e estranhamente revolucionárias, como dar uma medalha a Che Guevara e enviar uma comitiva para a China de Mao, incluindo seu vice, João Goulart, que ficaria com a (absurda) pecha de comunista. Em 25 de agosto, ele renunciou. Acusou “forças ocultas” de conspirarem contra ele, o que depois corrigiu para “forças terríveis”.
E uma foto que capturou a postura de Jânio, simbolizando os dias surreais de seu mandato. "Jânio de pé torto" foi capturada pelo fotógrafo do Jornal do Brasil, Erno Schneider em 21 de abril de 1961. Nitidamente era a expressão corporal - do até então presidente do Brasil Jânio Quadros, todo torto e sem saber se iria para a esquerda ou direita.
Jânio estava na ponte Uruguaiana interligada a Libres, na Argentina, indo se encontrar com o presidente da Argentina Arturo Frondizi - até ser surpreendido por muitos barulhos e levar um susto. E foi nesse exato momento que a foto foi tirada, com um movimento natural de Jânio que denunciava sua indefinição. Não saber para onde ir.
"Enquanto o Jânio ia encontrar o Frondizi na ponte, no meio da ponte, ele resolveu ir a pé. E tava andando, eu acompanhando ele do lado. De repente, deu um tumulto. Um tumulto muito grande. O Jânio levou um susto e se virou. Na hora, eu vi que ele tava todo estranho, todo torto. Eu senti que tinha uma foto diferente. Aí, eu dei um clique. Foi um só também". Afirmou Schneider, em uma entrevista no Fantástico, em 2002.
Schneider teve problemas com a revelação da imagem - que na época era um processo complicado e demorado. Todavia, acabou que a fotografia foi divulgada dias depois, e com isso perdeu um pouco de seu contexto, afinal, o encontro com o presidente argentino já havia acontecido.
++Saiba mais sobre a vida e o governo de Jânio Quadros através das obras a seguir:
Janio Quadros - Memorial A Historia Do Brasil, Eduardo Lobo Botelho Gualazzi e Janio Quadros Neto (1995) - https://amzn.to/2pUk9hQ
Governo Jânio Quadros: sem retoque, Nelson Valente - https://amzn.to/2WTn46B
Empresários, Trabalhadores e Grupos de Interesse. A Política Econômica nos Governos Jânio Quadros e João Goulart. 1961-1964, Loureiro Felipe Pereira (2017) - https://amzn.to/2oYDOgn
O trevo e a vassoura: Os destinos de Jânio Quadros e Adhemar de Barros, Gabriel Kwak (2008) - https://amzn.to/2O2Q9bZ
Jânio Quadros. A Vassoura em Ação, Nelson Valente (2016) - https://amzn.to/2WT8FqW
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.