O professor de história Vitor Soares explica como esses campos eram no Quênia
Na África, durante o século 19, cerca de 10% do território do continente estava sob domínio europeu, devido a participação dos britânicos no imperialismo europeu na África. Essa porcentagem se manteve assim até 1876, já que, a partir de 1900, esse número aumentou para 90% do território.
A região que hoje corresponde ao Quênia foi invadida pela Inglaterra naquele período, e, desde então, vários movimentos anti-imperialistas começaram a ser organizados no país para expulsar os ingleses. Um bom exemplo disso foi a Revolta dos Mau Mau, que ocorreu em 1952.
Segundo o professor de história e idealizador do podcast História em Meia Hora, Vítor Soares, muitas pessoas morreram durante essa revolta, e centenas de milhares foram enviados para campos de concentração. Nesses campos havia trabalho forçado, tortura e humilhação.
O professor ainda conta que o avô do ex-presidente Barack Obama,Hussein Onyango Obama, esteve em um desses campos, e ele conta que foi torturado. Segundo Hussein, os guardas do local enfiaram alfinetes em suas unhas e também em suas nádegas.
Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. O professor de história acumula mais de 30 mil seguidores em seu perfil no TikTok.
Confira o vídeo completo de Vitor Soares abaixo:
@profvitorsoares Os campos de concentração ingleses no Quênia 🇰🇪✊🏿 #historia#história#reinounido#elizabethii#inglaterra♬ Paris - Else