Prestes a completar 113 anos na próxima sexta-feira, 27, ele revelou segredos da longevidade
Em 4 de fevereiro de 2022, Juan Vicente Pérez foi reconhecido como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Book, na época com 112 anos e 253 dias. Antes, quem detinha a marca era Saturnino de la Fuente Garcia, que morreu com 112 anos e 221 dias, faltando cerca de quatro meses para completar 113 anos. Juan, no entanto, está prestes a acrescentar mais um aninho de vida no próximo dia 27 de maio, como informa o portal de notícias UOL.
Longe de problemas de memória, o Guinness publicou um extenso perfil sobre as principais passagens do atual ser humano mais longevo na Terra, revelando também algumas curiosidades e bizarrices sobre sua rotina e passagens. Sabendo disso, o portal Aventuras na História separou alguns destes fatos para celebrar seu aniversário.
A organização que validou o recorde explicou que, apesar das dificuldades de mobilidade, sua mente passa longe dos problemas; ele tem uma ótima memória e se lembra de datas especiais e até mesmo o nome de todos os 11 filhos e 45 netos.
Contudo, o motivo para a memória boa, de acordo com ele, seria “beber um copo de aguardente todos os dias', além de valorizar as boas noites de sono.
A memória dos nomes e datas da família não é em vão; o portal do Guinness acrescenta que o idoso adora estar cercado de familiares e amigos, que celebram sua saúde com frequência, além de serem ligados a religião. Pérez ainda acrescenta que sempre foi fiel à Deus e à esposa, que o acompanhou por grande parte da vida.
Juan vive na Venezuela e, no início de sua vida, trabalhou em fazendas agrícolas de café e cana-de-açucar, mas sem abandonar os estudos. Já adulto, se tornou xerife e aproveitou o conhecimento em agricultura para intermediar disputar de terra regionais, sem deixar de lado o cuidado em plantações.
O homem mais velho do mundo não apenas chama atenção pela memória, mas por acompanhado grandes eventos históricos, como a invenção da televisão, computador e aviões. Contudo, o portal do Guinness chama atenção para um dos itens que o homem guarda com carinho; sua primeira fotografia tirada em vida, aos 51 anos de idade e em preto e branco.
Ao ser perguntado pela equipe da medição de recordes qual era o segredo para se manter vivo por tanto tempo, o venezuelano esclarecer: "Trabalhar duro, descansar nos dias de folga, ir para a cama cedo, beber um copo de aguardente todos os dias, amar a Deus e sempre carregá-lo em seu coração".