Empresas como Apple, Nike ou Google conquistaram o mundo, e se tornaram referências em suas áreas; veja a história por trás dos nomes dessas marcas!
Publicado em 24/11/2024, às 14h00
Ao redor do mundo, as mais variadas marcas entraram para a História. Hoje, é difícil encontrar um nome para marca que não tenha sido utilizado antes.
Companhias como a "Apple" ("maçã", em inglês) são conhecidas nos mais variados locais do Globo. Com isso em mente, confira a seguir as histórias por trás dos nomes de 5 marcas famosas:
Começando pela própria empresa da maçã, muitos já acreditaram que a origem do nome compreenderia uma inspiração que Steve Jobs, fundador da empresa de tecnologia, buscou no gênio Isaac Newton e a história da maçã que caiu em sua cabeça. Porém, a escolha foi bem menos complexa.
Uma peculiaridade sobre os designs e ideias de Steve é que ele buscava a simplicidade e racionalização, o que reflete inclusive no nome simples: "Apple".
Fã de longa data de empresas japonesas como a Sony, Jobs criou sua empresa de tecnologia em uma fase da vida em que tinha uma dieta só de frutas. Certa vez, ao visitar uma fazenda de maçãs, surgiu sua inspiração.
A maior rede de cafeterias do mundo, o Starbucks é amplamente conhecido por seu logotipo clássico, que exibe uma sereia com duas caudas, inspirado em uma antiga xilogravura mítica. A marca surgiu em Seattle, uma cidade em cuja história já foi marcada por intensa navegação marítima.
Coincidência ou não, o nome da marca também tem raízes no mar: vem diretamente do clássico literário 'Moby Dick', de Herman Melville, que narra uma expedição baleeira condenada à derrota na costa de Nantucker. A história conta com a figura do marujo Starbuck, primeiro-imediato do Capitão Ahab.
Ainda quando ingressava na Universidade de Stanford, Larry Page conheceu Sergey Brin, que lhe apresentou a instituição de ensino. Foi esse encontro simples e imprevisto que formou a dupla que, em 1997, fundou a ferramenta de busca mais utilizada em todo o mundo: o Google.
Logo de cara, pode parecer uma palavra sem sentido, no entanto, os idealizadores se inspiraram na palavra "googol", alterando algumas letras, mas mantendo a pronúncia. Essa palavra, segundo a CNBC, é um termo utilizado na matemática para descrever o número 1 seguido por 100 zeros.
Uma das marcas de produtos esportivos mais famosas do mundo, a Nike foi fundada em 1964 por Philip H. Knight e Bill Bowerman, com o nome de Blue Ribbon Sports.
Porém, quem deu a ideia de alterar o nome da marca para algo mais simples foi um funcionário chamado Jeff Johnson, que apontou que nomes de marcas de sucesso geralmente eram curtos e continham uma letra "exótica", como X, K ou Z.
Então, em 1971, os donos da empresa decidiram alterar o nome da marca para Nike. Esse nome, por sua vez, se refere à deusa da vitória na mitologia grega, frequentemente retratada com asas estendidas e carregando uma coroa de flores ou um ramo de palmeira, simbolizando seu triunfo.
Hoje popular nos Estados Unidos, na década de 1950 essa iguaria italiana ainda não era comum no país. Mas tudo começaria a mudar depois que, em 1958, os irmãos Frank e Dan Carney lançaram a primeira Pizza Hut enquanto estudavam na Universidade do Kansas, em Wichita.
+ Após o fim da URSS, Gorbachev protagonizou comercial do Pizza Hut
Segundo a CNBC, eles fundaram a pizzaria com um empréstimo inicial de US$ 600 de sua mãe, e começaram de maneira simples, em um pequeno prédio de tijolos que lembrava uma cabana (que, em inglês, é traduzido para "hut").
Com um limite de nove caracteres que poderiam usar na placa para o nome, os irmãos adotaram a marca "Pizza Hut", que hoje faz história como uma das maiores redes de pizzaria do mundo.