Nova série na Netflix, 'Senna' gira em torno do maior herói do automobilismo brasileiro; veja relatos do piloto sobre seus relacionamentos
Publicado em 24/11/2024, às 12h00 - Atualizado em 02/12/2024, às 10h04
Na última semana, a Netflix lançou a aguardada série 'Senna', dedicada ao lendário piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, um dos maiores orgulhos nacionais na década de 1990 que, no fatídico 1º de maio de 1994, sofreu um acidente que encerrou sua vida durante uma corrida em Bolonha, na Itália.
Com Gabriel Leone dando vida a Ayrton Senna, a série mistura fato e ficção para narrar a trajetória do esportista desde sua introdução às pistas, no kart, até o trágico acidente que culminou em sua morte.
A produção contará com seis episódios, e além de Leone, também estão no elenco Alice Wegmann, Kaya Scodelario, Matt Mella e Hugo Bonemer, que cumprem papéis importantes na vida pessoal e profissional de Senna, incluindo sua única esposa, Lilian, e seu rival Alain Prost. Quem lidera o projeto como showrunner é Vicente Amorim, e é dirigido por Julia Rezende.
No entanto, uma questão sobre a vida de Ayrton Senna que pode levantar dúvida nos assinantes da Netflix se encontra nos relacionamentos que teve com duas mulheres famosas da televisão brasileira: a apresentadora Xuxa e a então modelo Adriane Galisteu — ela que, inclusive, namorava o piloto quando ele morreu.
Veja o que Senna já disse em entrevistas sobre esses dois relacionamentos emblemáticos que viveu:
Em 1989, durante uma participação no programa 'Jô Soares Onze e Meia', do SBT, Ayrton Senna contou que conheceu Xuxa justamente no programa da apresentadora, 'Xou da Xuxa', da TV Globo, em 1988.
"Nós fomos nos conhecendo e, de repente, estávamos juntos [...] É uma pessoa especial, adorável", relatou.
No entanto, o casal se separou com menos de 2 anos de namoro, em 1990. Naquele mesmo ano, Senna falou sobre o relacionamento em entrevista à Playboy: "Acho que fui um dos únicos que conseguiram entrar no mundo dela. Conheci coisas muito, muito particulares do interior da Xuxa e posso dizer que uma única vez, em toda a minha vida, senti lá dentro o desejo de ter uma família".
Uma única vez, em toda a minha vida, sonhei em ter uma criança. Foi com ela. Com a Xuxa", concluiu na época.
Nos dois anos que se seguiram ao término, porém, Senna e Xuxa seguiam se encontrando ocasionalmente, até que, conforme a apresentadora declarou ao programa chileno 'Noche de Ronda', em 1996, eles foram se afastando. "[...] Ele parou de me chamar, ficamos sem nos falar. Ficamos um ano, mais ou menos, sem nos encontrarmos". Depois, ele iniciou outro relacionamento que chamou bastante atenção da mídia nacional.
+ Senna: 5 coisas para saber antes de assistir à série da Netflix
O relacionamento entre Senna e Galisteu começou em 1993. Durante participação num programa de TV argentino, o piloto foi perguntado sobre sua vida amorosa, segundo o portal Splash. "Meu coração está bem", disse ele.
Também em 1993, ele comentou sobre o relacionamento em entrevista a uma emissora italiana. "Sou muito feliz. [...] Tendo uma vida como nós (pilotos) brasileiros, girando o mundo com a Fórmula 1, merecemos, às vezes, ter um pouco de calma e dividir a nossa vida com uma mulher especial", disse Ayrton Senna.
Infelizmente, o relacionamento entre Senna e Galisteu teve um fim ainda mais triste que um término. Enquanto ele disputava o Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em 1º de maio de 1994, no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália, o piloto liderava a corrida quando a barra de direção do veículo quebrou, e ele perdeu o controle, colidindo em alta velocidade contra um muro de concreto.