Nova temporada de The Crown, da Netflix, abordará a trágica morte da princesa Diana em 1997, num acidente de carro
Publicado em 13/11/2023, às 10h28 - Atualizado em 22/11/2023, às 09h39
Após 6 temporadas de sucesso em números e em prêmios relevantes, a série The Crown chegará ao fim. Na primeira parte da última temporada, o público acompanha um episódio que abalou a monarquia britânica: a trágica morte da princesa Diana.
Enquanto se encontrava em Paris, França, ao lado do namorado Dodi Al-Fayed, a princesa do povo sofreu um trágico acidente de carro, que colidiu num túnel. Infelizmente, a mãe dos príncipes Harry e William não sobreviveu ao acidente.
Christian Schwochow, diretor responsável pela direção dos episódios que retratam os últimos momentos de Diana, disse que a encenação da morte de Diana foi elaborada com muito respeito.
"Filmamos Diana, mas com muito respeito – não em um grande close", disse ele. "Isso permitiu que Dominic West representasse suas cenas como seu ex-marido, o príncipe Charles, no hospital… Ficou muito, muito claro para nós que não queríamos ver seu cadáver. Na verdade, acho que não foi uma discussão. Nem mesmo na primeira versão do corte veríamos o corpo dela".
Com a nova temporada batendo na porta, muitos podem se questionar a respeito da reação dos príncipes William e Harry com a morte da mãe. Em documentário para a ITV, em 2017, Harry lamentou sobre a última conversa que teve com a mãe, descrita como 'rápida'.
"Tudo o que me lembro é provavelmente de lamentar pelo resto da minha vida o quão curto foi o telefonema", disse ele. Na época, eles se encontravam em Balmoral, residência da monarquia na Escócia, e estavam se divertindo com os primos.
"Harry e eu estávamos com uma pressa desesperada para dizer adeus, você sabe, 'até logo'... se eu soubesse agora, obviamente, o que iria acontecer, eu não teria sido tão blasé sobre isso e tudo mais", disse o príncipe William, primogênito de Diana.
Embora não tenha revelado detalhes da conversa, William disse que ela comentava sobre a estadia em Paris.
"Era ela falando de Paris, não consigo necessariamente me lembrar do que disse, mas tudo que me lembro é provavelmente de lamentar pelo resto da minha vida o quão curto foi o telefonema", desabafou ele, como repercutido pela BBC em 2017.
Os netos da rainha Elizabeth II também falaram sobre o senso de humor de Diana, característica evidenciada em 'The Crown'. Harry disse que a mãe era como uma criança.
"Nossa mãe era uma criança completa. Quando todo mundo me diz 'então ela foi divertida, dê-nos um exemplo' tudo que consigo ouvir é a risada dela na minha cabeça", explicou ele, que acrescentou: "Um dos lemas dela para mim era, você sabe, ‘você pode ser tão travesso quanto quiser, apenas não seja pego'".