Biógrafo revela reação do então príncipe Charles ao saber da morte da princesa Diana
Para a tristeza dos fãs, a série The Crown chega ao fim. No próximo dia 16, a Netflix lançará a primeira parte da etapa final, que terminará com a trágica morte da princesa Diana, ex-esposa do então príncipe Charles, herdeiro do trono.
A mãe dos príncipes William e Harry faleceu em 1997, enquanto estava em Paris. Ao fugir dos paparazzi, que perseguiam a nobre noite e dia, o carro acabou colidindo num túnel da capital da França. Diana, infelizmente, não sobreviveu ao acidente, que ainda intriga muitas pessoas ao redor do mundo.
Com o episódio, que será revivido na última temporada de The Crown, muitos podem se questionar como foi a reação do filho da rainha Elizabeth II ao ser informado da morte da mãe de seus filhos. Embora separados após um casamento turbulento, Charles tinha os filhos como ligação com Diana.
Christopher Andersen, o autor do livro "O Rei", revela que o então herdeiro do trono emitiu um 'uivo de angústia'. Funcionários do Castelo de Balmoral o encontraram "jogado em uma poltrona, chorando incontrolavelmente".
Charles, que precisaria contar a trágica notícia aos filhos, caminhou pela propriedade e apresentava olhos "vermelhos e inchados de tanto chorar". A reação do príncipe também foi marcada por um embate com a sua mãe, a rainha Elizabeth II.
O então herdeiro do trono insistiu para que o jato da família real fosse utilizado para levar o corpo da princesa Diana, algo que Elizabeth II discordava.
"A rainha não queria que ele fizesse isso inicialmente e disse: 'Ela não é mais da realeza. Eu já tirei o título de 'Sua Alteza Real' dela. Mas Charles insistiu", explicou o escritor ao Splash, do UOL.
Ao mesmo tempo, Charles ficou anestesiado ao se deparar com o corpo da ex-esposa no caixão. De acordo com o autor, o atual rei estava 'destruído', segundo relatos das enfermeiras.
"Diana estava já em um caixão, que tinha sido colocado em cima da cama do hospital. [...] O ar condicionado estava ligado, então o cabelo dela estava se mexendo, voando. Parecia que ela estava viva. Quando Charles viu o corpo, segundo uma das enfermeiras, ele recuou como se tivesse sido atingido por uma força invisível. Todos pensaram que ele ia desmaiar. Ele estava destruído", explicou o autor do livro.
Além disso, Charles passou a temer por sua segurança após a morte de Diana, que, diante da popularidade, deixou a nação em luto. Com medo de morrer ou ser assassinado, ele deixou cartas para os filhos, Camilla e um recado para o povo.
"Uma para William, prevendo que ele seria um grande rei; uma para Harry, incentivando-o a apoiar o irmão; uma carta de amor para Camilla; e uma carta para o povo britânico, dizendo que ele sentia muito por não ter a oportunidade de ser seu soberano", explicou o autor.