Com nova temporada na Netflix, 'As Leis de Lidia Poët' se baseia na história da mulher que se tornou a primeira advogada da Itália; confira!
Publicado em 30/10/2024, às 10h00
Nesta quarta-feira, 30, chega na Netflix a nova temporada de 'As Leis de Lidia Poët', uma série italiana que conquistou o público em 2023 e, mais uma vez, se inspira em uma história real. Aqui, acompanhamos Lidia Poët, a primeira advogada mulher que exerceu a profissão na Itália.
Conforme descrição disponibilizada no próprio streaming, a série se inspira na verdadeira história da primeira advogada italiana, que aqui "investiga assassinatos enquanto luta pelo direito de advogar". Na segunda temporada, porém, ela volta seus olhos para uma possível carreira também bastante complicada sendo mulher: a política.
Vale mencionar que, além de Matilda De Angelis, Eduardo Scarpetta e Pier Luigi Pasino retornarem para a série, ainda temos a grande adição de Gianmarco Saurino como o Procurador do Rei, Fourneau, um homem das instituições que leva Lidia a questionar muitas coisas sobre si, seus sentimentos e seus ideais.
Por mais que 'As Leis de Lidia Poët' se inspire em uma figura real, a série em si é majoritariamente ficcional, com alguns elementos em referência à realidade. Conforme disse a historiadora Clara Bounous — autora da biografia 'Lidia Poët: uma mulher moderna' — ao Italy 24 News no ano passado, "esta não é uma biografia, não é a verdadeira história de Lidia". Porém, mesmo que "não conte totalmente sua história, [ele] ainda assim torna conhecido, pelo menos, o nome de Lidia Poët".
Conheça mais sobre a história da primeira advogada da Itália!
A mais nova de quatro irmãos e três irmãs, Lidia Poët nasceu em 26 de agosto de 1855 na comuna de Perrero, na Itália. Ela nunca se casou e nem teve filhos, comprometendo sua vida às causas dos direitos femininos e a sua carreira, tendo frequentado a Universidade de Turim, onde recebeu diploma de direito em junho de 1881 — após escrever uma tese sobre o status das mulheres na sociedade e o direito das mulheres ao voto, repercute o site da Town & Country.
Com destaque, dois anos após ter se graduado, ela foi admitida na Ordem dos Advogados e Promotores de Turim; mas só exerceu sua profissão por três meses, quando foi destituída. Lidia fora expulsa por instância do procurador-geral da monarquia, sob a alegação de que mulheres não tinham espaço para trabalhar em um tribunal
Infelizmente, essa restrição levou a carreira de Lidia nos tribunais ao fiasco, e ela não pôde mais atuar onde sempre desejou. Foi somente em 1920, aos 65 anos, que Poët finalmente foi readmitida na Ordem dos Advogados — graças a uma lei de 1919 que passou a permitir a atuação de mulheres na advocacia.
Vale mencionar ainda que Poët se comprometeu durante toda sua vida às causas de direitos femininos, juntando-se, por exemplo, ao Consiglio Nazionale delle Donne Italiane (o Conselho Nacional das Mulheres Italianas) após sua fundação, em 1903, além de ter defendido o sufrágio feminino. Após uma longa e agitada vida, ela faleceu em 25 de fevereiro de 1949, aos 94 anos.
Por mais que a nova produção da Netflix tenha conquistado grande parte do público, o fato de ela não se ater tanto assim à vida de Lidia Poët desagradou Marilena Jahier Togliatto, uma das únicas parentes de Poët ainda vivas, sendo sobrinha-neta da advogada. Ela disse em fevereiro do ano passado ao veículo italiano La Stampa que a série era "muito ficcionalizada" para seu gosto.
Ela nunca morou em uma vila em Turim. Ela morava em Pinerolo, em uma casa histórica no centro, acima das arcadas. Qual era a necessidade de distorcer a história? Ela já era aventureira o suficiente para permanecer fiel à realidade", disse Togliatto ao La Stampa.
A mulher ainda acrescentou: "o irmão de Lidia também não era casado, enquanto uma esposa aparece bastante na série: os dois viviam sozinhos com os empregados, eram uma família muito abastada e ambos pensavam única e exclusivamente no trabalho".
Fiel ou não à realidade, fato é que 'As Leis de Lidia Poët' foi uma das séries mais queridas pelos assinantes do streaming em 2023, e era também uma das mais aguardadas para receber continuação. Confira a nova temporada já disponível na Netflix!
Leia também:As Leis de Lidia Poët: O que você precisa saber antes de assistir a nova temporada