Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Primeira Guerra Mundial

A história por trás da arma mais letal da História

Uma arma aparentemente comum exposta no Museu de História Militar de Viena, na Áustria, esconde um passado que faz dela a mais letal da história; entenda!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 27/08/2024, às 10h34 - Atualizado às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pistola de Gavrilo Princip - Foto por Daniel R. Blume pelo Wikimedia Commons
Pistola de Gavrilo Princip - Foto por Daniel R. Blume pelo Wikimedia Commons

Embora não possa ser considerado como um dos países mais turísticos da Europa, a Áustria abriga, em seu interior, uma série de museus bastante interessantes. Aqueles que passeiam pela capital, Viena, podem se deparar, por exemplo, com o curioso Heeresgeschichtliches Museum, o Museu de História Militar de Viena, o principal museu das Forças Armadas da Áustria.

Muitas pessoas podem até não considerar a história militar austríaca tão interessante assim para que interessasse uma visita a este museu; porém, saber que ali dentro está aquela que pode ser considerada a arma "mais letal" de toda a história, responsável (indiretamente) pela morte de cerca de 20 milhões de pessoas, pode atiçar a curiosidade.

A peça em questão é uma pistola FN Model 1910, a primeira vista bastante simples. E assim como os museus nos mostram sempre, o que mais importa sobre este objeto é sua história. Entenda!

Museu de História Militar de Viena, na Áustria / Crédito: Foto por P e z i pelo Wikimedia Commons

Crise nos Balcãs

No início do século 20, a região da Península Balcânica — uma área do sudeste da Europa que corresponde a países como Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia e partes da Croácia e Sérvia — viveu um período extremamente tenso de sua história, que ficou conhecido como "A Crise nos Balcãs".

Na época, essa região era controlada pelo Império Austro-Húngaro, mas o controle imperial não agradou a todos. Tanto que, na Bósnia, surgiram várias organizações clandestinas armadas que tentavam lutar pela independência do país, como o caso da Mão Negra, conforme explica o professor Vítor Soares em vídeo no TikTok.

Porém, em junho de 2014, um evento foi visto pela Mão Negra como uma oportunidade bastante única. Na ocasião, o arquiduque e herdeiro do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, foi visitar a cidade de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina — e assim ele se tornou um alvo.

Francisco Ferdinando e Sofia em Sarajevo, na Bósnia, em 1914 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Atentado de Sarajevo

Era dia 28 de junho de 1914, quando o arquiduque realizou a visita em Sarajevo. Sendo ele o "símbolo máximo da opressão na Bósnia, eles [Mão Negra] arquitetaram um plano, e conseguiram tirar a vida do herdeiro do Império Austro-Húngaro".

Quem puxou o gatilho foi um jovem revolucionário da Mão Negra chamado Gavrilo Princip", pontua Vítor Soares.
Fotografias de Gavrilo Princip / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons
Páginas de jornais italiano e francês da época, respectivamente, sobre o Atentado de Sarajevo / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Este jovem, segundo o professor, pegou a arma mencionada no começo, a pistola FN Model 1910, e com ela tirou a vida de Francisco Ferdinando e de sua esposa, Sofia, Duquesa de Hohenberg. "A sua morte foi a gota d'água para as tensões que já estavam acontecendo há algum tempo no leste europeu", explica.

E após uma série de declarações de guerras, quando Gavrilo Princip puxou aquele gatilho, ele deu início à Primeira Guerra Mundial".

+ Estopim para a Primeira Guerra: Alguém poderia ter morrido no lugar de Francisco Ferdinando?

Esse conflito, segundo a Super Interessante, foi o responsável pela morte de quase 20 milhões de pessoas, sendo até aquele momento o conflito armado mais mortal do século 20 — eventualmente superado pela Segunda Guerra Mundial. Por isso, é possível dizer que, graças aquela pistola aparentemente simples no Museu de História Militar de Viena realmente abriga, em seu acervo, uma das armas mais mortais de todo o mundo.

@profvitorsoares A arma mais letal da História! 💀 #historia#história#primeiraguerra#enem#vestibular♬ Paris - 斌杨Remix