A escolha da atriz Fernanda Montenegro como protagonista do filme “Vitória”, de Andrucha Waddington, tem gerado controvérsias nas redes sociais
A escolha da atriz Fernanda Montenegro como protagonista do filme “Vitória”, dirigido por Andrucha Waddington, tem gerado controvérsias nas redes sociais.
O longa-metragem retrata a história real de Joana da Paz, uma senhora de 80 anos que, em 2005, filmou o tráfico de drogas em Copacabana, no Rio de Janeiro, da janela de seu apartamento e denunciou o caso à polícia. A denúncia, revelada em uma reportagem do jornal Extra em 2005, levou à prisão de cerca de 30 pessoas, incluindo traficantes e policiais envolvidos no esquema.
As críticas surgiram porque a personagem real, Joana da Paz, era uma mulher negra. Muitos sugeriram que outras atrizes deveriam ter sido escaladas para o papel ao invés de Fernanda Montenegro, que é branca.
“Acho que ela é gigante, mas é necessário a gente comentar que a Dona Vitória era uma mulher negra. Ela vivia em anonimato e seu rosto só foi revelado após a sua morte, quando o filme já estava em andamento, mas espero que se tenha uma menção na obra", escreveu um internauta no X, antigo Twitter.
No entanto, a escolha da atriz para o papel pode ser explicada pela cronologia dos fatos. Em decorrência de sua coragem, Dona Vitória, nome que Joana recebeu na mídia, entrou para o Programa de Proteção à Testemunha.
Ela viveu "escondida" por 17 anos até sua morte, em fevereiro de 2023, aos 97 anos, em Salvador, Bahia. Seu verdadeiro nome e identidade só foram revelados após seu falecimento. Na época, o filme já estava em produção.
eu amo a fernanda montenegro, acho que ela é GIGANTE mas é necessário a gente comentar que a "dona vitória" era uma mulher negra, ela vivia em anonimato e seu rosto só foi revelado após a sua morte quando o filme já estava em andamento mas espero q se tenha uma menção na obra https://t.co/peIPij6Kwepic.twitter.com/LYnwvrTp3P
— miruzinha. (@lusurt0s) February 15, 2024
Outro usuário comentou: "Eu amo a atriz Fernanda Montenegro, mas a escolha dela está apagando a verdadeira Dona Vitória, que é uma idosa negra".
Pessoal, eu amo a atriz Fernanda Montenegro, mas a escolha dela está apagando a verdadeIra Dona Vitória, que é uma idosa negra.pic.twitter.com/vPnIx9Nbgr
— 【FÆX】 (@faerie_soeri) October 24, 2024
"Importante salientar que Dona Vitória era uma mulher negra. Mas pelo que eu entendi nos comentários a identidade dela só foi revelada depois que o filme começou a ser filmado", ressaltou um internauta.
Importante salientar que Dona Vitória era uma mulher negra. Mas pelo que eu entendi nos comentários a identidade dela só foi revelada depois que o filme começou a ser filmado. https://t.co/RoHfDIUAgG
— Hyte19.bsky.social (@Hyte19) February 16, 2024
Leia também:'Vitória': Trailer mostra Fernanda Montenegro como idosa que desmascarou o tráfico