Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Estátua de bronze em formato de fezes é instalada próxima ao Capitólio

Uma escultura de bronze em formato de fezes, semelhante ao emoji, foi colocada no National Mall, nas proximidades do Capitólio, em Washington, EUA

Luiza Lopes sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 25/10/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura de bronze em formato de fezes - Getty Images
Escultura de bronze em formato de fezes - Getty Images

Nesta quinta-feira, 24, uma escultura de bronze em formato de fezes, semelhante ao emoji, foi colocada no National Mall, nas proximidades do Capitólio, em Washington, nos Estados Unidos.

A obra traz uma mesa com uma placa de identificação da então presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e é acompanhada de uma inscrição que diz:

Este memorial homenageia os bravos homens e mulheres que invadiram o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 para saquear, urinar e defecar por aqueles corredores sagrados para anular uma eleição".

No caso mencionado pela obra, manifestantes protestaram contra a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump, resultando em diversas prisões nos meses seguintes ao ataque.

“O presidente Trump celebra esses heróis de 6 de janeiro como 'patriotas inacreditáveis' e 'guerreiros'. Este monumento é um testemunho de seu sacrifício ousado e legado duradouro”, conclui a inscrição.

Obra traz uma mesa com uma placa de identificação da então presidente da Câmara, Nancy Pelosi / Crédito: Getty Images
Inscrição faz referência ao ex-presidente dos EUA Donald Trump / Crédito: Getty Images

‘Símbolo da democracia’

Intitulada “The Resolute Desk”, a instalação possui permissão para ficar no local até 30 de outubro, de acordo com o Washington Post. A autorização foi obtida por Julia Jimenez-Pyzik, da entidade Civic Crafted LLC, e ressalta o valor da mesa como “símbolo da democracia americana”.

"Esta mesa representa o coração da democracia, onde decisões são tomadas, vozes são ouvidas e o futuro é moldado. Mais do que apenas um lugar para trabalhar, é um testamento dos ideais de transparência, responsabilidade e representação", disse a autorização obtida pelo DC News Now.

Em nota, o Serviço de Parques, responsável pela licença, esclareceu que, ao emitir autorizações, "não considera o conteúdo da mensagem a ser apresentada". O porta-voz da instituição, Mike Litterst, ressaltou que “como terra federal e o principal espaço cívico da América, o National Mall fornece um fórum no qual os cidadãos podem exercer seus direitos constitucionais de expressão e reunião”.

Leia também:Invasor do capitólio que fez saudação nazista é condenado a quase cinco anos