O conflito, que colocou os Aliados contra o Eixo entre 1939 a 1945, foi marcado por episódios sangrentos
1. Carnificina em Stalingrado
A batalha mais fatal da Segunda Guerra foi a de Stalingrado, que aniquilou cerca de dois milhões de pessoas. Estavam envolvidos os soldados alemães e soviéticos, que lutaram de julho de 1942 a fevereiro de 1943.
O conflito começou quando as forças nazistas se aproximaram de Stalingrado, local cuja conquista era uma grande obsessão de Hitler. A população evacuou a cidade desesperadamente. O exército vermelho foi quem venceu a batalha, tratando de proteger a área, sob as ordens do major-general Vasily Chuikov.
Para garantir a vitória, Stalin ordenou uma atitude bastante rígida, que ia contra o que era considerado "derrotismo". Isto é, os soldados não podiam desertar ou recuar — se assim fizessem, eram executados. Estima-se que, por conta disso, 13,5 mil deles foram mortos como traidores.
2. Um grande ataque
Durante apenas uma operação, chamada de Gunnerside, em 1943, um total de 3 mil nazistas morreram na gigantesca explosão da usina elétrica Vemork, no Ártico, orquestrada por noruegueses.
O local foi aniquilado, pois havia suspeitas de que os soldados de Hilter queriam fabricar por lá armas nucleares. Um total de 30 soldados britânicos tentou destruir a fábrica, mas foram mortos pela Gestapo. Então, os nazistas aumentaram as defesas colocando minas e soldados de tocaia.
Foi aí que 11 noruegueses invadiram a base de surpresa e colocaram explosivos de modo estratégico. O resultado foi bem mortal. A explosão até afundou uma embarcação, que os alemães usavam para transportar um ingrediente importante na fabricação de plutônio.
Soldados japoneses lutavam contra americanos na ilha de Chichi Jima, no Oceano Pacífico, em 2 de setembro de 1944. Durante esse confronto, os militares do Japão derrubaram nove aviões aliados, onde estavam os soldados dos EUA.
Os nove pilotos americanos caíram em território japonês. O general Yoshio Tachibana, que liderava os japoneses, deu ordens perturbadoras aos seus subordinados. Mesmo os combatentes não estando com fome, o chefe exigiu que eles fizessem um banquete — com as partes dos cadáveres de seus inimigos.
O resultado: degustaram as coxas e o e fígado dos americanos, com um toque de molho de soja e legumes. O prato acabou custando caro mais tarde, já que o caso foi considerado um crime de guerra. Quatro oficiais foram condenados à forca, incluindo o general mandante, e os outros envolvidos foram presos.
3. Holocausto
O genocídio que ocorreu na Segunda Guerra Mundial matou mais de seis milhões de pessoas, principalmente judeus, mas também ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e intelectuais.
Estima-se que em 1945 a Alemanha nazista tenha assassinado entre dois a cada três judeus europeus. Por serem considerados "inferiores", por meio de absurdas teorias discriminatórias, eles eram levados até campos de concentração ou de extermínio.
Muitos prisioneiros foram submetidos à torturas e a experimentos médicos como cobaias, além de terem sido aniquilados em câmaras de gás, sendo as mais conhecidas as do campo de Auschwitz.
5. Ataque de Tubarões
Em 1945, no fim da Segunda Guerra, o navio USS Indianapolis carregava duas cargas de urânio secretas para o Projeto Manhattan. Como a embarcação não tinha um sonar, foi pega desprevenida por um ataque terrível vindo de torpedos asiáticos.
Um total de 900 homens caíram na água fria, enquanto outros 300 afundaram com o navio, nos 12 minutos de naufrágio. O mar ficou completamente manchado de óleo, poluindo as bocas dos tripulantes desesperados.
Os sobreviventes tentavam buscar alimentos e modos de sobreviver, mas passavam mal com temperaturas extremas e a ingestão de água salgada e contaminada. Enquanto isso, muitos deles foram devorados por tubarões. Mais de 150 pessoas morreram por conta dos predadores marinhos famintos, no acontecimento que foi considerado o pior ataque de tubarões da história.
Saiba mais sobre o tema por meio das obras da Amazon:
Out of the Depths, de Edgar Usmc Harrell e David Harrell (2016) - https://amzn.to/37sz3f4
The Sinking of the USS Indianapolis, de Charles River Editors (2015) - https://amzn.to/31S4le5
I Escaped The World's Deadliest Shark Attack, de Scott Peters e Ellie Crowe (2019) - https://amzn.to/2HhVxEW
A Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/38BSLWY
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W