Onça do Brasil, aranha "David Bowie" e leões na Tanzânia: Confira alguns candidatos ao prêmio de Melhor Fotografia de Vida Selvagem de 2024!
Publicado em 31/08/2024, às 13h00
Todos os anos, por todo o mundo, alguns fotógrafos conseguem um bom destaque com alguma foto rara ou inusitada relacionada a animais selvagens. Tanto que para tentar tornar tudo ainda mais interessante, há uma competição de Melhor Fotógrafo de Vida Selvagem, que neste 2024 celebra seu 60º aniversário.
O concurso, elaborado pelo Museu de História Natural de Londres, atraiu um número recorde de candidatos neste 2024, com um total de 59.228 inscrições de fotógrafos de 117 países.
Os vencedores de cada categoria, segundo o Live Science, só serão anunciados no dia 8 de outubro, e as consideradas 100 melhores fotografias ficarão exibidas no Museu de História Natural de Londres a partir de 11 de outubro. Até lá, as imagens serão julgadas por um painel conforme determinam os organizadores da competição.
Mas até agora, algumas produções já vêm se destacando, e estão entre as imagens selecionadas pelo júri do prêmio de Melhor Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano deste 2024. Confira 9 exemplos:
+ Raro felino é flagrado por câmera oculta em floresta nos Estados Unidos
Esta foto nos mostra um fofo arminho saltando no ar acima da neve fresca. Ela foi feita por Jose Manuel Grandío, enquanto acampava nas temperaturas congelantes em Athose, na região francesa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento de Doubs. O comportamento do animal ainda é debatido, mas pode ter sido para confundir uma presa ou até uma infecção; de qualquer forma, o chamam de "dança".
Durante uma expedição de nove semanas no Mar de Weddell, na Antártida, Tamara Stubbs avistou duas focas-caranguejeiras cochilando ao lado de seu navio. Elas tinham subido até a superfície para respirar, e ali permaneceram, com as pontas das narinas acima da superfície.
Tommy Trenchard viajava pelo Oceano Atlântico Sul, no navio Arctic Sunrise do Greenpeace, quando capturou uma cena de um tubarão-réquiem sendo acidentalmente capturado por um navio que pescava peixes-espada e atum.
Em meio às celebrações do Ano Novo Chinês, em fevereiro de 2023, Xingchao Zhu rastreou um grupo de gato-de-pallas nos planaltos congelados da Mongólia Interior, e conseguiu fazer um registro impressionante. Pouco antes do amanhecer, a foto mostra um destes felinos fazendo contato visual com a câmera, enquanto agarra um pequeno pássaro.
Uma aranha de aparência bastante peculiar chamou atenção de Lam Soon Tak, enquanto caminhava pelas terras altas da Malásia. Agarrada a alguns ganhos quebrados perto de um rio, ele encontrou uma aranha David Bowie — que recebeu esse nome após ser descoberta, em 2008, por marcas parecidas com as de Ziggy Stardust em sua cabeça. O animal ainda carrega um saco de ovos branco e brilhante em suas mandíbulas, na imagem.
O Brasil também tem sua representação na lista. Ian Ford estava pelo Pantanal quando recebeu um alerta pelo rádio sobre uma onça-pintada rondando as margens de um tributário do Rio São Lourenço. E de seu barco, ele conseguiu fotografar o imponente felino abocanhando o crânio de um jacaré, e estabelecendo contato visual feroz com a câmera.
Enquanto caminhava pelo Parque Nacional Keoladeo, na Índia, Shreyovi Mehta avistou uma cena tão bela, que não conteve a vontade de pegar a câmera do pai, deitar no chão e tirar a foto acima. Podemos ver as silhuetas de dois pavões que acabaram de sair da sombra, se cruzando em uma clareira no final do dia para procurar comida.
Jason Gulley estava nadando pelo Rio Crystal, na Flórida, quando se deparou com uma cena que o deslumbrou, e ainda rendeu uma foto espetacular: uma mãe peixe-boi flutuando pelo riacho, ao lado de seu filhote, e com bolhas saindo de suas nadadeiras.
Uma leoa enfurecida interrompe uma tentativa de acasalamento de um leão macho, alertando-o com suas poderosas mandíbulas. Essa cena foi registrada pelas lentes de William Fortescue, enquanto passava pelo Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia — enquanto nuvens de tempestade formavam-se ao fundo, acrescentando uma atmosfera ainda mais impactante.