Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Raro felino é flagrado por câmera oculta em floresta nos Estados Unidos

Em captura rara e extremamente próxima, lince-do-Canadá foi avistado em área selvagem em Minnesota, nos Estados Unidos; confira vídeo!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 08/08/2024, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do lince avistado recentemente nos Estados Unidos - Reprodução/Vídeo/X/@VoyaWolfProject
Imagem do lince avistado recentemente nos Estados Unidos - Reprodução/Vídeo/X/@VoyaWolfProject

Recentemente, membros do projeto Voyageurs Wolf, que estuda lobos em uma área selvagem de Minnesota, nos Estados Unidos, foram agraciados com um registro relativamente raro. Isso porque eles puderam capturar imagens de um lince-do-Canadá (Lynx canadensis) andando pela floresta e sentando-se exatamente na frente da câmera.

+ Lince-do-canadá com surpreendente pelagem preta é flagrado por pesquisador

Segundo o UOL, a filmagem foi feita no início de abril deste ano, e mostra o animal se aproximando da câmera, sentando e mexendo as orelhas, antes de ir embora. Quem encontrou a cena foi o biólogo Tom Gable, enquanto repassava horas de filmagens, enquanto esperava, no melhor dos casos, ver membros de uma alcateia de lobos. Confira:

Imagens raras

Conforme explica Gable em entrevista ao StarTribune, a clareza da imagem, a proximidade do lince com a câmera e o próprio flagrante à luz do dia são elementos que tornam esta captura incomum. Na maioria das vezes, linces só são avistados de longe ou pela noite.

Vale mencionar que a região da captura é afastada e serve como lar principalmente para lobos, abrigando ao menos quatro alcateias. O projeto Voyageurs Wolf conta com cerca de 350 câmeras posicionadas estrategicamente para tentar encontrar, documentar e compartilhar flagras da vida selvagem local.

O registro do lince, porém, se mostra especial, pois, segundo uma estimativa de 2022, em todo o estado de Minnesota havia apenas entre 100 e 300 linces-do-Canadá, sendo esta uma espécie considerada ameaçada de extinção. Este felino é conhecido por apresentar uma pelagem espessa e tufos de pelos nas pontas das orelhas.