Em 2021, os 81 anos, o idoso se viu obrigado a deixar o local onde passou grande parte de sua vida
Chamado por muitos de Robinson Crusoe italiano, Mauro Morandi possui uma impressionante história de aventuras. O homem de 81 anos se tornou conhecido recentemente por ter tido que deixar a ilha onde viveu isolado durante 32 anos, a bela Budelli, localizada no arquipélago de La Maddalena, região que faz parte da Sardenha.
Para aqueles que querem saber mais sobre o a vida do italiano, bem como o que o motivou a permanecer na ilha, o Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre o tema.
No ano de 2018, Mauro declarou ao Outlook, conhecido programa da BBC que traz inúmeras histórias de pessoas comuns que passaram por grandes e importantes eventos em suas vidas, que "sempre foi um pouco rebelde".
"Eu estava farto de muitas coisas sobre nossa sociedade: o consumismo e a situação política na Itália", disse o homem. "Decidi me mudar para uma ilha deserta na Polinésia, longe de todas as civilizações. Queria começar uma nova vida perto da natureza," declarou.
De início, ele e um grande número de amigos decidiram viajar até o arquipélago La Maddalena para trabalhar e ganhar dinheiro suficiente para conseguirem custear as suas próximas viagens.
No entanto o local de que era para ser apenas um destino provisório, acabou por se tornar a residência fixa do italiano depois que seu barco quebrou e ele precisou fazer uma parada em Budelli. Foi então que Morandi se apaixonou pela ilha.
Ele ainda chegou a conhecer, na época, o guardião local, que logo se aposentou. Assim, o idoso decidiu ficar para cuidar do território e receber os turistas.
Contudo, apesar de se tratar de um lugar sem grande movimentação, salvo a presença de turistas, Mauro teve de enfrentar grandes desafios com as inúmeras ameaças de despejo que recebeu ao longo dos anos.
Ele chegou a ser acusado pelo presidente do Parque Nacional de La Maddalena, Fabrizio Fonnesu, em entrevista à CNN realizada no ano de 2020, de ter feito alterações ilegais em sua cabana, a qual, na época da Segunda Guerra Mundial, funcionava como uma estação de rádio.
Assim que a informação de que o homem estava sendo despejado da ilha, começou a circular, entre os italianos, uma petição pedindo que o governo permitisse que Morandi permanecesse no local.
Entretanto, apesar do documento ter reunido mais de 70.000 assinaturas, o guardião anunciou que iria deixar a região.
Ele chegou a dizer ao jornal britânico The Guardian, que se mudaria para um pequeno apartamento na ilha de La Maddalena, que fica nas proximidades de Budelli. "Minha vida não vai mudar muito, ainda vou ver o mar", disse o idoso na ocasião.
"Vou partir com a esperança de que no futuro Budelli esteja protegida como eu a protegi por 32 anos", escreveu Morandi em seu perfil no Facebook.
+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
A Verdadeira Ilha Do Tesouro,
Titanic - A história completa, Philippe Masson (2011) - https://amzn.to/35IXULh
Livro dos Naufrágios: Ensaio Sobre a História Trágico-Marítima, Angélica Madeira (2005) - https://amzn.to/2VuOTTR
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du