Considerada um clássico que revolucionou técnicas cinematográficas, a obra enfrentou diversos contratempos durante a produção
Estreado em abril de 1968 no Brasil, o filme estadunidense 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, tornou-se um fenômeno mundial e um dos maiores clássicos do cinema. No entanto, o que poucas pessoas sabem, são os detalhes que compõem esta obra memorável.
Confira abaixo abaixo 10 fatos curiosos sobre a produção de 2001:
1. Processo de criação do monolito demorou anos para ser concluído
Inicialmente, Kubrick tinha a ideia de fazer um filme com temática extraterrestre, onde a equipe de pesquisadores descobrem um objeto alienígena preso na superfície da Lua por milhões de anos. Kubrick queria que o objeto fosse feito de acrílico, a fim de dar o efeito transparente na produção, mas não obteve o resultado esperado e foi substituído por um monolito de cor preta.
2. O filme ultrapassou o dobro do orçamento inicial
O contrato inicial da produção previa que o filme fosse lançado entre 1966 e início de 1967, com um valor de US $ 5 milhões. No entanto, foi lançado em 1968 e chegou a ultrapassar US $ 12 milhões.
3. Gravações em uma fábrica de sutiã
Algumas das primeiras cenas da produção foram gravadas em 1965, em um fábrica de sutiãs abandonada, localizada em Nova York. O objetivo de Kubrick era criar um cenário inspirado no universo, e para isso, a equipe utilizou tintas diluentes e luzes de alta intensidade com o intuito de criar efeitos visuais realistas.
4. Set de gravação fatal
Marvin Minsk, especialista de inteligência artificial do MIT, chegou a declarar na época que quase morreu ao visitar o set, pois segundo ele os computadores de 2001 eram tão evoluídos que poderiam gerar colapsos na fiação.
5. Lançamento desastroso
A estreia de 2001 aconteceu no teatro Uptown, em Washington. A trama impactou tanto o público que a maioria saiu correndo durante o intervalo. Além disso, não houve nenhuma palma quando o filme acabou.
6. Diretores não esperavam o sucesso
Antes de 2001, poucos filmes de ficção científica fizeram sucesso, por isso os criadores, chegaram a dizer que antes da estreia de 2001 nunca tinham visto um filme bom sobre esta temática.
7. Carros Autônomos
Os criadores acreditavam que, em 2001, a humanidade seria contemplada com carros autônomos, que seriam guiados por computadores inteligentes.
8. Nomes temporários
A trama mudou de nome por diversas vezes, pois os criadores não concordavam qual seria o melhor. Entre as opções estavam How the solar system was won, Universe: Tunnel to the Stars, The Star Gate, Jupiter Window e Earth Escape.
9. Alucinógenos propostos pelo consultor da Nasa
O consultor científico e ex-funcionário da NASA, Fred Ordway, se mostrou interessado nos resultados de um teste onde estudantes de Boston tomaram doses de psilocibina — alucinógeno provindo de cogumelos — e descreveram terem entrado num regresso cósmico enquanto assistiam o filme.
10. Lista longa de possíveis diretores
Durante o processo contratual, a empresa MGM inseriu uma cláusula para a produtora de Kubrick, em que disponibilizava uma lista com outros nomes de diretores famosos, caso Kubrick não atendesse os objetivos.