Últimas: Homer biodegradável, cultivo milenar e nacionalismo russo
Dois gigantes de Cerne Abbas
A campanha publicitária de promoção de Os Simpsons – O Filme foi longe. Um enorme Homer Simpson foi desenhado ao lado da histórica figura conhecida por Gigante de Cerne Abbas, no condado de Dorset, no sudeste da Inglaterra. Acredita-se que o gigante original, com 55 metros de comprimento, tenha origem na Antiguidade – seu simbolismo está relacionado à fertilidade –, mas os primeiros registros dele são do século 17. O Homer foi desenhado com tinta biodegradável – portanto, deve sair com o tempo.
A boa e velha agricultura
Nossos antepassados começaram a plantar grãos na América bem mais cedo do que se supunha. Estudos conduzidos por quatro instituições e publicados no jornal Science mostram que o cultivo de plantas no norte do Peru tem pelo menos 9200 anos. Até agora, acreditava-se que a agricultura americana não tinha mais de 7 mil anos. O material datado na pesquisa (sementes de abóbora, cascas de amendoim e algodão) foi encontrado no Vale Nanchoc, na região dos Andes peruanos.
Nacionalismo russo
Dois novos manuais para professores foram distribuídos na Rússia a mando do presidente Vladimir Putin – os livros incluem propaganda para promover nas crianças a visão de um país forte. Um deles, dirigido a professores de estudos sociais, chama o colapso da União Soviética de “a maior catástrofe geopolítica do século 20” e descreve os Estados Unidos como um país determinado a criar um império global e isolar a Rússia de seus vizinhos. De acordo com o presidente russo, o objetivo desse novo método de ensino é imbuir nas crianças o senso de nacionalismo.