Os mapas de Jerusalém
1. Nasce uma cidade
O primeiro nome conhecido de Jerusalém foi Rushalimum (de origem síria). Quando o jovem rei israelita Davi a conquistou, no século 10 a.C., ela não passava de um povoado. As primeiras construções importantes foram feitas por seu filho e herdeiro, Salomão.
2. No tempo de Cristo
Na época de Jesus, os romanos, dominadores da região, erguiam templos tanto para sua religião, politeísta, quanto para os monoteístas judeus, como o Novo Templo de Salomão. Era uma forma de acalmar os ânimos. Já as execuções públicas eram feitas em arrabaldes, como mostra o mapa do Calvário de Jesus.
3. Domínio muçulmano
Jerusalém também era considerada sagrada pelo Islã, que a conquistou no século 7. Em 691, o califa Abd El Malik construiu a mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha (Maomé teria ascendido ao céu dali). Na época, já existia a igreja do Santo Sepulcro no lugar em que Jesus morreu.
4. Cidade nas Cruzadas
Em 1099, em um ataque fulminante contra muçulmanos e judeus, os cruzados cristãos tomam a cidade, transformam as mesquitas muçulmanas em templos cristãos e constroem uma nova igreja do Santo Sepulcro. Todos os anos, cristãos refazem o trajeto da crucificação de Jesus.
5. Jerusalém moderna
Desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel venceu seus vizinhos árabes, a cidade voltou ao controle dos judeus, que hoje podem orar livremente junto ao Muro das Lamentações, ruína do Segundo Templo, destruído em 70 d.C.