Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

70. Alexander Nevsky

História que se repete como tragédia

Flávia Ribeiro Publicado em 01/07/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

No século 13, o príncipe russo Alexander Nevsky (Cherkasov) conclama o povo a rechaçar os invasores alemães. Nas mãos de Eisenstein, autor de clássicos como O Encouraçado Potemkin e Outubro, a história ganha contornos épicos, com ápice numa grande batalha medieval entre os russos e os brutais cavaleiros teutônicos num lago congelado. O longa foi feito a pedido do ditador russo Joseph Stálin, em 1938. Com a assinatura do tratado de não-agressão entre a União Soviética e a Alemanha, em 1939, o filme ficou esquecido. Até que, em 1941, Hitler invadiu o antigo aliado. Alexander Nevsky foi então exibido em todos os cinemas da União Soviética.

[Título original] Alexander Nevsky

[País] União Soviética

[Ano] 1938

[Direção] Sergei M. Eisenstein

[Elenco] Nikolai Cherkasov, Nikolai Okhlopkov, Andrei Abrikosov

[Preço do DVD] R$ 40

Fácil de encontrar

Fique de olho

Crônicas e romances russos, assim como o filme de Eisenstein, glorificam a vitória de Alexander no lago, afirmando que havia milhares de cavaleiros teutônicos. Os números são controversos, já que os alemães afirmam que seus cavaleiros eram cerca de 300.