Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ StockSnap
Mundo

Youtube não mais permitirá conteúdos antivacina na plataforma

A rede social já bania mensagens que divulgavam crenças falsas a respeito dos imunizantes que combatem a covid-19, mas agora a regra foi ampliada

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/09/2021, às 14h25

O Youtube anunciou nesta quarta-feira, 29, que irá passar a banir conteúdos que espalhem informações falsas a respeito de qualquer vacina aprovada, segundo repercutido pela Reuters. 

A medida é uma extensão de outra que já era válida na plataforma, banindo vídeos com mensagens contrárias aos imunizantes que combatem a covid-19. Após essa atualização, qualquer conteúdo antivacina será removido. 

Isso inclui vídeos que afirmam que substâncias usadas para imunizar as pessoas contra a gripe, por exemplo, causariam infertilidade, e a tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) faria com que crianças desenvolvessem autismo. É importante destacar que essas crenças não são apoiadas pela ciência.

As redes sociais já são alvo de críticas a alguns anos por criarem um ambiente que permite a proliferação de fake news, e essa medida seria uma maneira do Youtube limitar a desinformação referente às vacinas, ainda conforme o veículo. 

Vale dizer que mensagens antivacina foram responsáveis por levarem diversas pessoas ao redor do mundo a sentirem medo em relação aos imunizantes, assim evitando tomá-los, o que poderia atrasar o fim da pandemia. 

Fake News vacina Youtube vídeos Autismo antivacina desinformação regra mensagens conteúdo

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone