Oleksandra Matviichuk durante entrevista televisionada - Divulgação/ Youtube/ BFMTV
Putin

Vencedora ucraniana de Nobel da Paz propõe tribunal especial de guerra

Oleksandra Matviichuk defende que é preciso mostrar que Putin e seu exército não sairão impunes

Ingredi Brunato Publicado em 28/02/2023, às 11h00

Oleksandra Matviichuk, uma advogada e ativista ucraniana pelos direitos humanos que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2022, defendeu em uma entrevista recente ao The Guardian a criação de um "tribunal especial" para julgamento dos crimes de guerra de Vladimir Putin e seu exército. 

De acordo com ela, isso serviria para enviar aos russos a mensagem de que eles não sairão impunes pelos atos de violência cometidos durante a invasão da Ucrânia — uma percepção que poderia ter o efeito de desestimular a realização de mais crimes. 

É importante estabelecer [esses mecanismos] agora porque, quando conversei com as vítimas, elas me disseram que seus perpetradores sempre se sentiram muito confiantes de que evitariam a responsabilidade. Eles desfrutaram da impunidade”, relatou Matviichuk.

Rapidez 

Ainda de acordo com o The Guardian, a ativista acredita que é preciso realizar esses julgamentos o quanto antes. Essa é uma atitude diferente da que tivemos no passado, por exemplo, em relação ao regime nazista, em que os oficiais alemães responsáveis só foram a tribunal após o encerramento da Segunda Guerra Mundial. 

Vale mencionar que o escritório de Andriy Kostin, procurador-geral da Ucrânia, estaria atualmente investigando cerca de 67 mil possíveis crimes de guerra. Para acelerar esse processo, Oleksandra Matviichuk apontou que outras nações deveriam ajudar nessas investigações, dada a importância que os julgamentos e condenações resultantes delas teriam para a população ucraniana traumatizada pelo conflito. 

Rússia Vladimir Putin Prêmio Nobel Guerra na Ucrânia Oleksandra Matviichuk

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa