Anúncio da palestra a ser realizada na instituição - Divulgação / Redes sociais
Universidade

Universidade emite nota após anúncio de palestra sobre 'a importância da escravidão para a economia'

Instituição do Rio Grande do Sul foi acusada de fazer apologia à escravidão após anúncio

Giovanna Gomes Publicado em 26/05/2023, às 13h25

Uma unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) emitiu uma nota de retratação na quinta-feira, 25, após a divulgação de uma palestra com o título "A importância da escravidão na economia mundial". A instituição foi acusada de fazer apologia à escravidão

Assim que a divulgação da palestra foi publicada, a unidade responsável foi notificada e removeu os materiais, informando que o título estava equivocado.

Segundo a instituição, a intenção da palestra é, na verdade, "demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade". Por esse motivo, a universidade estabeleceu um novo título para o evento: "A triste história da escravidão no mundo".

De acordo com informações do portal de notícias G1, a postagem sobre o evento foi feita nas redes sociais da unidade de Sananduva, localizada no Noroeste do RS, mas foi deletada após a repercussão negativa.

A palestra, organizada pelo professor Oberdan Teles da Silva, do curso de graduação em administração, está programada para ocorrer em 30 de maio. A reitoria da UERGS, no entanto, recomendou que o curso e a unidade universitária cancelem a palestra. 

O título foi equivocado e a intenção da palestra é demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado", disse o professor Silva.

Nota da instituição

"Em razão da divulgação de uma palestra cujo tema faz menção à escravidão como sendo algo positivo, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vem a público esclarecer que qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade", diz o início da nota divulgada pela UERGS.

"Logo que a divulgação foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: 'A triste história da escravidão no mundo'."

"A Uergs não compactua com nenhuma atitude de cunho racista, preconceituoso e pede desculpas a todas as pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente. Não podemos esquecer a história, muito menos enaltecer algo tão prejudicial e que impacta toda a humanidade de forma tão negativa. Não podemos compactuar e não podemos tolerar", finaliza o comunicado assinado pelo reitor Fernando Guaragna Martins.

escravidão notícias Rio Grande do Sul economia universidade Palestra importância da escravidão

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados