Francisco Franco em foto colorida - Getty Images
Espanha

Última estátua de ex-ditador espanhol é retirada das vias públicas

A ação segue uma lei do ano de 2007 que determina a remoção de todos os símbolos ligados à ditadura

Giovanna Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 24/02/2021, às 08h12

A última terça-feira, 23, foi um dia histórico para a população espanhola. A única estátua do ex-ditador Francisco Franco que ainda restava foi finalmente retirada dos portões da cidade de Melilla, território espanhol localizado no noroeste africano. De acordo com a UOL, a ação ocorreu conforme uma lei de 2007, que determina a remoção de todos os símbolos ligados à ditadura.

Na ocasião, trabalhadores utilizaram uma escavadeira mecânica para demolir o concreto sobre o qual ficava o monumento datado de 1978. Em seguida, este foi embalado em um plástico e retirado por meio de uma caminhonete.

A estátua era uma homenagem a Franco, mais especificamente às suas ações como comandante da Legião Espanhola durante a Guerra do Rife nos anos 1920. Na época,  Espanha e França se uniram militarmente contra tribos Berberes que habitavam a região do Rife, no Marrocos.

"Este é um dia histórico para Melilla", declarou Elena Fernández Trevino, encarregada da Educação e Cultura, após a votação que aprovou a retirada da estátua. Apenas um partido votou contra, o Vox, que é considerado de extrema-direita. Este último utilizou o argumento de que não se tratava de uma celebração da ditadura, mas sim do papel militar do general, que teria sido importante para os espanhóis.

Espanha ditador estátua Franco removida

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix