Presidentes Vladimir Putin, da Rússia, Jair Bolsonaro, do Brasil, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia - Getty Images
Rússia

Ucrânia fala sobre sanções após Brasil anunciar importar diesel da Rússia

Comentários de presidente ucraniano no Twitter após ligação com Bolsonaro preocupam

Redação Publicado em 18/07/2022, às 17h06

Os presidentes do Brasil e da Ucrânia, Jair Bolsonaro e Volodymyr Zelensky, conversaram por telefone nesta segunda-feira, 18. A informação foi passada pelo presidente ucraniano em seu Twitter.

Na publicação em sua rede social, Zelensky alega ter informado Bolsonaro sobre a "situação no front" e sobre o bloqueio da saída de grãos do território ucraniano, que é um dos principais fornecedores de grãos do mundo, juntamente ao russo.

Durante a conversa, o presidente da Ucrânia ainda teria reforçado o pedido de sanções à Rússia.

Informei (ao presidente Jair Bolsonaro) sobre a situação no front. Discuti a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para prevenir uma crise global dos alimentos provocada pela Rússia. Eu peço que todos os parceiros comerciais se unam às sanções contra o agressor", publicou Volodymyr Zelensky em seu Twitter.

Had a conversation with President of Brazil @jairbolsonaro. Informed about the situation on the front. Discussed the importance of resuming 🇺🇦 grain exports to prevent a global food crisis provoked by Russia. I call on all partners to join the sanctions against the aggressor.

— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 18, 2022

Negociações com a Rússia

A conversa entre os presidentes do Brasil e da Ucrânia, por sua vez, ocorreu apenas uma semana depois de Bolsonaro afirmar que o Brasil poderia receber, em um prazo de até 60 dias, óleo diesel vindo da Rússia. "Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo", disse Bolsonaro a jornalistas, sem detalhar os termos do acordo, como informado pelo g1.

Além do mais, apenas poucos dias antes de a Rússia iniciar sua invasão ao território ucraniano, o presidente Jair Bolsonaro viajou ao país para se encontrar com Vladimir Putin, presidente russo.

A visita, por sua vez, foi alvo de críticas de diversos governos mundiais na época. Até o momento, o governo brasileiro não comentou nada sobre a ligação com o ucraniano.

Enquanto isso, Zelensky segue tentando convencer e obter apoio de líderes políticos de todo o mundo para que a exportação de grãos ucranianos seja desbloqueada. No momento, a maior parte dos produtos que seriam exportados da Ucrânia está parada em portos controlados pela Rússia, ou travados nas estradas do país.

Brasil Mundo Rússia notícias Vladimir Putin Ucrânia economia Jair Bolsonaro Grãos Volodymyr Zelensky sanções exportações

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado