Fotografia de uma das tumbas ornamentadas descobertas na China - Divulgação/Instituto Shanxi de Relíquias Culturais e Arqueologia
Arqueologia

Três tumbas ornamentadas com murais da Dinastia Jin são descobertas na China

Descoberta foi feita na vila de Qiangcheng, na China, e impressiona por nível de detalhes em decoração das tumbas; confira!

Éric Moreira Publicado em 18/03/2024, às 13h25

Arqueólogos chineses do Instituto de Pesquisa Arqueológica de Changzhi encontraram na cidade de Changzhi — que faz fronteira com Hebei e Henan — três antigas tumbas decoradas. Datadas da Dinastia Jin (1115 - 1234 d.C.), elas foram achadas pela primeira vez em novembro de 2023, mas foram descritas só recentemente em publicação do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Shanxi.

Segundo os pesquisadores, conforme divulgado pelo China Daily, o local da descoberta conta com três tumbas com câmaras de tijolos extremamente ornamentadas. Elas foram localizadas na vila de Qiangcheng, no distrito de Lucheng, mas apresentavam vários níveis de saques e danos devido ao tempo, descrevem os arqueólogos.

+ Tumba monumental da Dinastia Ming é encontrada intacta na China

Fotografia em que é possível observar as três tumbas / Crédito: Divulgação/Instituto Shanxi de Relíquias Culturais e Arqueologia

 

Vale mencionar que, durante a Dinastia Jin, os imperadores adotaram costumes e estilos da dinastia Han ao reforças a Grande Muralha para se defender do Império Mongol. Foi nesse período que vários desenvolvimentos culturais internos foram facilitados, sendo também quando ocorreu o renascimento do confucionismo, sistema de pensamento filosófico que pregava que todos os humanos nascem naturalmente bons, e que poderiam atingir a harmonia e o equilíbrio na sociedade.

Tumbas decoradas

Conforme descrito pelo Heritage Daily, as paredes dos túmulos são decoradas com murais onde estão representadas várias figuras humanas e da flora da região, apresentando características e estilos arquitetônicos típicos do período Jin.

Duas das tumbas possuem arcos esculpidos feitos em tijolo, com portas, janelas, figuras e padrões florais, além de inscrições de eventos históricos da região. Já a terceira, mais distinta, possui paredes de câmara que imitam uma estrutura de madeira.

+ Cemitério com artefatos do período dos Estados Combatentes é encontrado na China

Tumba cujas paredes imitam estrutura de madeira / Crédito: Divulgação/Instituto Shanxi de Relíquias Culturais e Arqueologia

 

Conforme explicam os arqueólogos envolvidos no achado ao China Daily, "os túmulos refletem a cultura tradicional chinesa, a ética social, as características arquitetônicas antigas, a arquitetura dos túmulos e os costumes funerários, fornecendo novos materiais e insights para o estudo da cultura dos túmulos antigos e da história arqueológica."

Mundo China notícias arqueologia tumbas Dinastia Jin

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone