Imagem ilustrativa do TikTok sendo aberto em um celular - Getty Images
Estados Unidos

TikTok é processado por 13 estados nos EUA por práticas prejudiciais a jovens

A plataforma de vídeos curtos, popular em todo o mundo, é acusada de criar vício em jovens e de ter moderação de conteúdo ineficaz

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/10/2024, às 17h00

Em um novo capítulo da batalha legal contra o TikTok, 13 estados americanos entraram com processos judiciais contra a plataforma nesta terça-feira, 8. As ações, apresentadas separadamente em diferentes jurisdições, acusam o aplicativo de prejudicar e não proteger os usuários mais jovens.

De acordo com as acusações, o TikTok utiliza um software intencionalmente viciante, projetado para prender a atenção dos jovens por longos períodos, além de falhar em moderar de forma eficaz o conteúdo presente na plataforma.

Os procuradores gerais dos estados envolvidos argumentam que a empresa prioriza o lucro em detrimento da saúde mental e do bem-estar das crianças.

"O TikTok cultiva a dependência das mídias sociais para aumentar os lucros corporativos", afirmou Rob Bonta, procurador-geral da Califórnia, em comunicado. "O TikTok tem como alvo intencionalmente as crianças porque sabe que os pequenos ainda não têm as defesas ou a capacidade de criar limites saudáveis em torno do conteúdo viciante."

As ações também destacam que a plataforma busca maximizar o tempo que os usuários passam no aplicativo para direcioná-los a anúncios, o que representa uma violação das leis de proteção ao consumidor. Além disso, o procurador-geral de Washington D.C., Brian Schwalb, alegou que o aplicativo opera um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado por meio de seus recursos de streaming ao vivo e moeda virtual.

Resposta

Em resposta às acusações, a plataforma afirmou discordar fortemente das alegações, classificando-as como "imprecisas e enganosas". A empresa ressaltou que oferece recursos de segurança para proteger os menores, como limites de tempo de tela e configurações de privacidade.

Perigo Estados Unidos notícias jovens vício TIKTOK

Leia também

Ridley Scott arregaça as mangas para Gladiador 3: 'Tenho 8 páginas'


Imagens e alerta de Biden: O que se sabe sobre o furacão Milton


Filha de Elvis Presley manteve cadáver do filho em casa por dois meses, diz site


Em vídeo, astronauta registra imagens do Furacão Milton visto de estação espacial


Irmãos Menendez: Lyle e Erik relembram reencontro na prisão


Ator se defende de críticas por interpretar advogado gay em filme sobre Trump