Suposta 'mão gigante' encontrada no litoral paulista - Reprodução/Facebook
Esqueleto

Esqueleto confundido com 'mão gigante' é encontrado no litoral paulista e intriga

O achado foi feito por um casal que caminhava pela praia em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo; entenda!

Redação Publicado em 22/11/2022, às 13h14 - Atualizado às 15h12

Na manhã da última segunda-feira, 21, um casal da cidade de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, se espantou com um achado feito durante uma caminhada pela praia. Isso porque ele parecia muito com o esqueleto de uma mão enorme, muito maior que qualquer medida humanamente possível.

Após a descoberta, Letícia Santiago postou fotos do item no grupo do Facebook de moradores da cidade, e destacou que, apesar de o formato se assimilar muito ao de uma mão humana, o esqueleto não poderia pertencer a uma pessoa, pois seria grande demais para tal. Além das fotos, o casal também gravou e publicou vídeos do artefato, que logo foi tirado da areia e limpo pelos dois.

"Eu e meu namorado, andando pela praia, encontramos essa 'espécie' de mão. Não achamos que pode ser humana por conta do tamanho e quantidades de falanges... Estamos impressionados", escreveu Letícia em publicação do Facebook.

Pensa um trem duro da bexiga. A parte do osso é totalmente diferente do humano. Que bicho é a gente também não sabe, se é um alienígena pior ainda", brincou ainda o casal em um dos vídeos publicados.

O que é?

Carlos Amâncio, um dos maiores especialistas em osteomontagem — técnica de disposição de ossos de um animal em sua posição original, de forma anatômica — do Brasil, apontou que a descoberta certamente se tratava de uma nadadeira dianteira de tartaruga marinha. "Possivelmente de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas). De um animal adulto", destaca, como informado pela UOL.

O fato de os ossos ainda estarem em um 'bom estado' de conservação evidencia a maturidade do exemplar. Animais adultos têm estruturas ósseas mais resistentes que animais jovens. Outro detalhe importante é que os ossos parecem estar fusionados, o que contribuiu para que as estruturas continuem agrupadas. Uma característica de animais adultos", acrescenta o especialista.

As tartarugas-verdes são animais consideravelmente comuns nas costas litorâneas brasileiras, e podem pesar até 317 kg, sendo uma das maiores espécies de tartarugas do mundo

Brasil São Paulo descoberta curiosidades notícias esqueleto praia tartaruga Ossada mão gigante nadadeira Ilha Comprida

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola