Cabeça de machado desenterrada em antigo cemitério na Rússia - Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências
Arqueologia

Sepulturas e machados de batalha são descobertos em antigo cemitério na Rússia

Durante escavações em um antigo cemitério do século 11 perto de Suzdal, na Rússia, foram encontradas sepulturas, machados e vários outros artefatos

Éric Moreira Publicado em 12/08/2024, às 12h06

Recentemente, arqueólogos do Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências, durante escavações em colaboração com o Museu Histórico Estatal no cemitério de Gnezdilovo — localizado nas proximidades da cidade de Suzdal, na Rússia —, realizaram uma série de descobertas que revelam mais sobre a história local.

Segundo o Heritage Daily, o local foi descoberto originalmente em 1851, mas após um estudo geofísico, concluíram que grande parte do cemitério — que ocupa uma área de 7,4 acres, o equivalente a quase três campos de futebol — permanece inexplorada.

Porém, após as descobertas recentes, que consistem em vários sepultamentos e artefatos junto, os pesquisadores acreditam que o cemitério de Gnezdilovo seja referente a um grupo especial, destacando-se de outros monumentos funerários da região.

+ Sepultura encontrada na Rússia revela representação de Jesus Cristo em bordado medieval

Descoberta

Segundo comunicado do Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências, foram escavadas aproximadamente 50 sepulturas ainda intactas, datadas dos séculos 11 e 12. Com os achados, mais detalhes sobre a estrutura social do nordeste da Rússia no início da história de Suzdal são revelados.

Conforme descrevem os pesquisadores, muitos sepultamentos possuem joias de alto status, como anéis de templo, anéis de sinete e contas de vidro; isso sem mencionar armas, como facas de ferro e machados de batalha. Em um sepultamento em específico, designado como nº 59, foi descoberta uma estrutura de madeira que abrigava os restos mortais de um homem, enterrado junto de uma fivela de bronze em forma de lira, uma faca, um machado de batalha e um vaso de cerâmica.

Já outro sepultamento, identificado como o nº 49, revelou outra estrutura de madeira e algumas peças de equipamento de cavaleiro, incluindo estribos e uma fivela de cilha (que serve para prender a sela). Havia ali também um machado de batalha com um entalhe semicircular na base, e uma coronha esculpida, semelhante a vários outros machados já encontrados na Rússia, referentes aos séculos 11 e 12.

 

Fotografia tirada no local das escavações / Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências
Sepultura escavada na Rússia / Crédito: Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências
Artefatos encontrados no cemitério na Rússia / Crédito: Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências
Potes de cerâmica encontrados na Rússia / Crédito: Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências

 

"A presença de sepultamentos acompanhados de equipamento de cavalo e armas dá ao cemitério de Gnezdilovo as características de um cemitério de esquadrão especial, que se destaca entre outros monumentos funerários do Suzdal Opolye. Quatorze machados de batalha foram recuperados das escavações em Gnezdilovo — a maior coleção de armas desse tipo encontrada no nordeste da Rússia nos tempos modernos", finaliza o comunicado do Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências.

Mundo História Rússia arqueologia notícia Sepultamentos machados Suzdal

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados