Candidato a presidência dos EUA, Robert F. Kennedy Jr. - Getty Images
RFK Jr.

RFK Jr. diz que está sendo investigado por decapitar a carcaça de uma baleia

Episódio, que aconteceu há cerca de 20 anos, reacendeu nas últimas semanas após resgate de entrevista da filha do político; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 16/09/2024, às 11h01

Ex-candidato independente à presidência dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr. apontou que está sendo investigado pelas autoridades federais por decapitar a carcaça de uma baleia

+ Robert F. Kennedy Jr. afirma que verme morto em seu cérebro causou problema de saúde

No último sábado, 14, RFK Jr. falou sobre o assunto durante um evento de campanha para o candidato republicano Donald Trump, que aconteceu em Glendale, no estado do Arizona. "Recebi uma carta do Instituto Nacional de Pesca Marinha dizendo que eles estavam me investigando por coletar um espécime de baleia há 20 anos", disse, conforme repercutiu o The Guardian. 

Isso tem tudo a ver com a instrumentalização do nosso governo contra oponentes políticos", prosseguiu. 

A polêmica

Segundo recorda o veículo britânico, a polêmica em torno do assunto reacendeu nas últimas semanas, após um entrevista de sua filha, à Town & Country, em 2012, voltar a ser alvo de críticas. Na ocasião, Kick Kennedy explicou que a baleia pareceu em uma praia perto Hyannis Port, Massachusetts. 

[Meu pai] correu até a praia com uma motosserra, cortou a cabeça da baleia e então a prendeu com uma corda elástica no teto da minivan da família para o trajeto de cinco horas de volta a Mount Kisco, Nova York", relatou na época.

"Toda vez que acelerávamos na rodovia, suco de baleia caía nas janelas do carro, e era a coisa mais nojenta do planeta. Todos nós tínhamos sacos plásticos sobre nossas cabeças com buracos para a boca cortados, e as pessoas na rodovia estavam nos apontando o dedo, mas isso era apenas uma coisa normal do dia a dia para nós", completou. 

Os relatos chamaram a atenção do Center for Biological Diversity Action Fund, que pediu às autoridades federais que investigassem Kennedy. O grupo ambientalista disse que RFK Jr. "violou o Marine Mammal Protection Act, e possivelmente o Endangered Species Act, ao cortar ilegalmente a cabeça de uma baleia morta em ou por volta de 1994 em Hyannis Point, Massachusetts, e trazê-la para sua casa em Nova York".

"Esperamos que o Noaa Office of Law Enforcement, no mínimo, consiga garantir que o Sr. Kennedy entregue toda e qualquer vida selvagem obtida ilegalmente que ele continue a possuir, incluindo o crânio de baleia que ele pegou da praia de Massachusetts em 1994. Dado o desrespeito imprudente do Sr. Kennedy pelas duas leis de conservação marinha mais importantes dos Estados Unidos, pedimos que o Noaa considere todas as penalidades civis e criminais apropriadas também", finalizou o pedido.

Estados Unidos notícias Baleia investigação decapitação Robert F. Kennedy Jr. RFK Jr.

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa