“Quanto custaria uma guerra mundial?”, charge de 1903 - Getty Images
Livros

Em “Humanos”, jornalista britânico conta a história a partir do fracasso

Jornalista britânico faz antologia boca-suja das decisões mais imbecis da história

Fábio Marton Publicado em 14/11/2018, às 13h00 - Atualizado às 18h01

História e humor se misturam? A AH, que sempre teve como missão despertar o interesse do público em geral para a História, tem paixão por esquisitice e, mea culpa, mais de uma vez cruzou a fronteira do bom gosto, é suspeita de falar. 

Humanos: Uma Breve História de Como F*demos com Tudo se dedica a contar a história humana do ponto de vista do fracasso. Seu autor, o jornalista britânico Tom Phillips é ex-editor jornalístico do Buzzfeed e hoje atua numa ONG para verificação de fatos. É a história pelo ponto de vista dos perdedores – no sentido da língua inglesa, losers, os fracassados, mas mais os que falharam de forma espetacular que as vítimas.

Uma conquista do humor negro, o livro está na lista do mais lido na categoria Cultura Popular na Amazon. Começa pela australopiteca Lucy, a mais antiga celebridade pré-humana. Como ela se entrou para a eternidade, há 3,2 milhões de anos, por ter tomado um baita tombo de uma árvore. 

Em meio à histórias obscuras, aparecem alguns dos favoritos da AH, como a Batalha de Karánsabes, o trágico destino do U-1206, afundado por uma descarga na privada mal dada, e as aventuras sexuais do Sultão Ibrahim.

Para quem não tem restrições à linguagem chula, o livro cumpre seu papel de entreter e informar, por vezes ligeiramente, por vezes um pouco mais a fundo, sobre como eventos inusitados ou bem conhecidos – as invasões de Napoleão e Hitler à Rússia, para ficar só em um exemplo. Se algumas de suas interpretações – nesse mesmo exemplo, que a Alemanha foi vítima do inverno, como Napoleão – podem não ser consenso entre historiadores profissionais, o ponto não é fazer História original, mas desenvolver a teoria semi-séria de que a imbecilidade humana, esse recurso infinito (segundo a citação falsa de Einstein), é um fator subestimado para interpretar a História.

Dito de outra forma, para fazer jus à linguagem de Phillips: a c*gada sempre está à espreita.

Brasil História Reino Unido Hitler Livros Napoleão resenha Tom Phillips Humor Lucy

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados