A notória autora revolucionou as histórias de detetive - Getty Images
Livros

Livro traz mistérios da vida de Agatha Christie, a rainha do romance policial

“Agatha Christie - Uma Biografia” foi a única aprovada pela família, e traz detalhes exclusivos

Thiago Lincolins Publicado em 23/11/2018, às 14h13 - Atualizado em 28/11/2018, às 17h31

Em dezembro de 1926, na cidade de Guilford, ao sul de Londres, um carro da polícia saiu da estrada e estacionou a alguns metros de outro veículo, que havia se chocado com uma árvore nas proximidades do lago. O acidente parecia não ter sido muito grave, já que os danos ao carro eram mínimos. Os papeis do veículo apontavam como proprietário o senhor Archibald Christie, morador de Berkshire, a alguns quilômetros dali.

Pouco depois, os policiais chegaram à residência de Christie e o que parecia apenas mais um acidente trivial dava início a um grande mistério. O carro, na verdade, pertencia à esposa de Archibald, a famosa escritora Agatha Christie, que na noite anterior, dia 3 de dezembro de 1926, por volta das 20h45, saíra de casa despedindo-se com um beijo em sua filha Rosalind. A família preparava-se para queixar-se do desaparecimento quando as autoridades chegaram.

O desaparecimento da notória “Rainha do Crime” foi um dos maiores enigmas da época. Agora, Agatha Christie - Uma Biografia, de Janet Morgan, detalha esse episódio e vai além. A obra de Morgan é a única biografia sobre a vida da autora que foi aprovada por seus familiares.

A Rainha do Crime Reprodução

Com acesso a documentos familiares e materiais exclusivos, o livro apresenta detalhes notórios sobre a vida pessoal e profissional do ícone que popularizou as histórias de detetive. É uma chance de entender, por exemplo, o processo de escrita de Agatha e como ela construiu seus personagens. Confira um trecho da biografia:

(...) No início, a própria Agatha não conseguia recordar o que havia acontecido entre aquele período e o momento em que foi cumprimentada por Archie e Harrogate. Os dois médicos chamados a Abney para examiná-la, Dr. Henry Wilson, o médico de Madge em Cheadle, e Dr. Donald Core, neurologista de renome da Universidade de Manchester, publicaram uma nota conjunta dizendo que ela sofria de “perda de memória inquestionavelmente genuína” e recomendaram que ela procurasse um psiquiatra. Agatha não gostou da sugestão.


Agatha Christie: Uma Biografia, Janet Morgan, Editora Best Seller, 472 páginas,R$ 33.

livro resenha biografia Agatha Christie - Uma Biografia Rainha do Crime Agatha Christie Archibald Christie autora Janet Morgan desaparecimento

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados