Vestígios do relicário de São Swithun - Reprodução / Museu Arqueológico / UiS
Arqueologia

Relicário perdido de santo padroeiro da Inglaterra é redescoberto na Noruega

Vestígios do relicário de São Swithun foram encontrados em uma cripta localizada na Catedral de Stavanger, na Noruega; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 27/05/2024, às 12h16

Arqueólogos redescobriram os vestígios do relicário de São Swithun em uma cripta sob a Catedral de Stavanger, na Noruega. Ele foi um bispo anglo-saxão de Winchester, na Inglaterra, nomeado por Æthelwulf, rei de Wessex.

Sua relevância na igreja é amplamente atribuída aos milagres que se acredita ter realizado após sua morte, com o mais famoso sendo a restauração de uma cesta de ovos que trabalhadores haviam quebrado deliberadamente. A morte de São Swithun é registrada no manuscrito de Canterbury da Crônica Anglo-Saxônica no ano de 861.

Nos séculos seguintes, seus restos mortais foram divididos entre diversos santuários. Mais de quarenta igrejas dedicadas a São Swithun estão espalhadas pelo sul da Inglaterra e oeste da Noruega, incluindo a Catedral de Stavanger.

De acordo com registros históricos, o Bispo Reinaldl, o primeiro bispo de Stavanger, fundou a catedral por volta do ano 1100. Ele teria trazido da Inglaterra o osso do braço de São Swithun, que foi colocado no altar-mor em um caixão dourado decorado após a consagração da catedral.

O relicário foi encontrado na Inglaterra, em uma cripta sob a Catedral de Stavanger - Reprodução / Museu Arqueológico / UiS

 

Durante a Reforma, muitos artefatos considerados supersticiosos pela Igreja Católica foram removidos e destruídos. Acredita-se que o relicário de São Swithun tenha sido levado para a Dinamarca e derretido. Em 2023, uma estatueta de marfim de Melchior, um dos três reis magos, com 700 anos de idade, foi encontrada nas criptas abaixo da catedral, segundo o Heritage Daily.

A escavação

Esta descoberta impulsionou uma escavação liderada por arqueólogos do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger. A escavação revelou uma placa de cobre dourada de 5 por 10 centímetros, um medalhão de prata dourada com motivos animais e várias pedras decorativas de vidro.

Ficamos muito surpresos quando realizamos um exame radiográfico da placa de cobre. A imagem revela claramente uma igreja com torre e telhado, colunas e janelas”, afirma a conservadora Bettina Ebert em um comunicado oficial.

Os pesquisadores acreditam que esta descoberta representa os restos do relicário de São Swithun. A escavação também encontrou fragmentos dourados de objetos litúrgicos, peças dos vitrais da catedral, o selo papal de Bonifácio 8 (1294-1303), centenas de moedas e bracteatas, e uma faixa de ouro tecida das vestes ornamentais de um oficial da igreja.

Inglaterra descoberta santo Igreja arqueologia relicário catedral Vestígios padroeiro redescoberta

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China