Foto de onça pintada - Pixabay
Reino animal

Relatório da WWF declara perda de 68% dos animais selvagens da Terra em menos de 50 anos

A exploração agrícola, uso de energias não-sustentáveis e a indústria excessiva foram os principais fatores apontados para a perda da biodiversidade

Giovanna de Matteo Publicado em 10/09/2020, às 07h38

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF), publicou nesta quinta-feira, 10, um relatório feito a cada dois anos em colaboração com a Sociedade de Zoologia de Londres, no qual relata que o planeta Terra perdeu 68% dos animais selvagens em menos de 50 anos. As principais causas apontadas para o desastre ambiental vem do desmatamento e da expansão de áreas agrícolas.

O documento também alerta para uma situação crítica nas regiões da América do Sul e Central, onde estimou-se que mais de 90% de espécies de anfíbios, répteis e peixes desapareceram. Isso decorre de uma junção de fatores, como o uso exagerado da energia hidroelétrica nesses países, que "impacta de forma severa as populações [de peixes]" e representa "uma ameaça ainda maior no futuro", adverte o relatório.

O documento também indicou que a atividade humana e a sociedade de consumo compulsivo iniciaram a degradação acelerada de três quartos das terras e 40% dos oceanos, além dos dois terços dos vertebrados que desapareceram, chegando aos níveis absurdos de extinção de quase 70% da fauna selvagem entre 1970 e 2016.

O alerta também mencionou o risco de epidemias futuras, que sobe à medida que o homem invade territórios selvagens e entra em contato com seus animais. As regiões tropicais das Américas do Sul e Central são caracteristicamente as mais atingidas por esse declínio ambiental, porém, os outros continentes não deixam de ser participantes dessa tragédia.

O francês Olivier Dangles, estudioso e pesquisador do meio ambiente e das mudanças climáticas, disse em entrevista ao diário Le Parisien que o mais impressionante do que ele chama de "sexta extinção em massa" é o curto intervalo de tempo em que ela acontece — em comparação com os períodos anteriores — concluindo que "o sistema terrestre não é mais capaz de absorver o aumento das temperaturas e a poluição" e a ação do homem afeta a biodiversidade de uma forma veloz.

curiosidades meio ambiente Ecologia biodiversidade Reino Animal

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados