Rei Charles III - Getty Images
Família Real Britânica

Rei Charles III abandona patrocínio real em corridas de pombos

Decisão quebra com tradição de membros da realeza de apoiar corridas de pombos, e irrita amantes do esporte no Reino Unido; entenda!

Éric Moreira Publicado em 06/07/2024, às 11h36

Recentemente, o rei Charles III quebrou com mais uma antiga tradição da realeza britânica, irritando a comunidade de corridas de pombos, depois de tirar o apoio oficial da monarquia ao esporte. Decisão foi razão de críticas dos amantes do esporte, que atribuem culpa a grupos de defesa dos direitos dos animais.

Conforme repercute o The Guardian, a corrida de pombos era um esporte que, até então, não só o rei Charles havia patrocinado, como também sua mãe, a rainha Elizabeth II, e seus outros antecessores do trono: George VI, George V e Eduardo VII. A realeza participa do esporte desde 1886, quando o rei Leopoldo II da Bélgica deu pombos-correio à rainha Vitória.

Agora, o monarca recusou assumir dois patrocínios: da Royal Pigeon Racing Association, o órgão que regula o esporte em todo o Reino Unido, e também do principal clube do país, o National Flying Club. Por isso, praticantes do esporte temem que o fim da participação da realeza leve o esporte a acabar, eventualmente.

Eu acho que em cerca de 18 meses ou dois anos eles provavelmente o desmantelarão", disse Paul Naum, tesoureiro do National Flying Club, ao The Guardian.

"Estamos muito decepcionados", acrescenta. "Sempre tivemos um membro da Família Real como nosso patrono e sempre tivemos orgulho disso. É um esporte de trabalhadores, e isso tirou esse privilégio".

Por quê?

Para Naum, a justificativa para a perda de entusiasmo do monarca pelo esporte possivelmente são os protestos de grupos de direitos dos animais — como o Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta) —, que teriam pressionado o rei a encerrar o apoio argumentando que elas levavam milhares de pássaros à morte todos os anos.

Já a fundadora do Peta, Ingrid Newkirk, disse após o anúncio da realeza: "A Peta aplaudiu o Rei Charles por poupar os pássaros quando ele proibiu o foie gras de todos os eventos e residências reais, e agora agradecemos a ele por encerrar seu patrocínio aos clubes de corrida de pombos que enviam pássaros para a morte, enfrentando tempestades e travessias marítimas em sua busca leal para retornar ao seu parceiro de vida e aos filhotes... Esperamos que a seguir o rei dissolva o pombal real e o use como um santuário para pássaros perdidos, feridos ou indesejados".

Reino Unido Corrida animais pombos Família Real britânica charles iii patrocínio corridas

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China