Ponta de flecha descoberta na Noruega - Divulgação/Secrets of the Ice
Arqueologia

Ponta de flecha viking é encontrada congelada na Noruega

Ponta de flecha da Era Viking foi descoberta durante pesquisa em sítio de gelo nas Montanhas Jotunheimen, na Noruega; confira!

Éric Moreira Publicado em 16/07/2024, às 15h56

Recentemente, arqueólogos do projeto 'Segredos do Gelo' descobriram, em uma pesquisa em um sítio congelado nas Montanhas Jotunheimen, na Noruega, uma ponta de flecha da Era Viking. O programa de arqueologia, vale mencionar, estuda manchas de gelo glacial onde podem ser encontrados artefatos e objetos antigos preservados.

A partir de fotografias aéreas, imagens de satélite e modelos digitalizados do terreno das montanhas e dos campos de gelo, os estudiosos puderam identificar locais em que possivelmente havia algo de interesse arqueológico no solo. Essa pesquisa é apoiada por pesquisadores que utilizam modelagem computacional que ajuda a determinas as antigas trilhas da região do atual condado de Innlandet.

A ponta de flecha em questão, foi encontrada durante uma pesquisa preliminar de um local nas Montanhas Jotunheimen, enquanto os pesquisadores se preparavam para uma próxima temporada de inspeções. "Estávamos inspecionando um local de gelo nas montanhas Jotunheimen, quando avistamos a ponta de uma flecha aparecendo nas rochas", descrevem em publicação no Facebook.

Uma investigação mais aprofundada ainda apontou que a flecha era da Era Viking. Ela estava em meio a um acúmulo de entulho e gelo, mas ainda surpreendentemente completa, com casca de bétula ainda enrolada no encaixe, segundo o Heritage Daily.

+ Indícios de ‘mercado’ da Era Viking são encontrados na Noruega

Outras descobertas

Buscas anteriores nos locais, também do projeto Segredos do Gelo, descobriu uma série de objetos da Era Viking relacionados à caça, como esconderijos de bastões de assustar de 1500 anos, uma bandeira preservada de pinho dividido radialmente, sem mencionar outras flechas, arcos e até mesmo uma lança.

Além disso, também encontraram uma variedade de objetos domésticos, possibilitando novas observações sobre como era a vida das pessoas que viviam e atravessavam a área das maiores montanhas da Noruega. Entre eles, estão itens relacionados a transporte e vestimenta, como um batedor de madeira, uma luva trançada, túnicas completas datadas da Idade do Ferro e até mesmo um sapato de couro de 3400 anos.

curiosidades notícias arqueologia Noruega Era Viking escavações gelo mundo História Montanhas Jotunheimen

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa