Múmia de Lenin - Getty Images
Rússia

Político russo sugere a venda da múmia de Lenin para bancar a conta do coronavírus

O conservador ultranacionalista Vladimir Zhirinovsky usou a pandemia como pretexto para se livrar do maior símbolo do passado socialista do país

André Nogueira Publicado em 18/06/2020, às 12h00

Na Rússia capitalista, a múmia de Lenin é um patrimônio bastante polêmico e há muita discussão sobre o que fazer com ela. Com a crise do coronavírus, o partido ultranacionalista LDPR, usando a pandemia como pretexto, sugeriu a venda do corpo embalsamado do líder bolchevique para arcar as despesas criadas pela questão sanitária, mas a proposta está isolada entre os grupos políticos do país.

A sugestão partiu de Vladimir Zhirinovsky, que divulgou nas redes sociais: "Nós poderíamos vender a múmia de Lenin. Existem compradores: China, Vietnã ou algum outro tipo de [país] comunista. E o corpo está em boas condições, foi mumificado há apenas 96 anos". A ideia segue a linha de um empresário francês que sugeriu a venda da Mona Lisa com o mesmo objetivo.

Além das motivações ideológicas, um argumento usado pelos conservadores para a renúncia ao corpo embalsamado do fundador da URSS é o alto custo de sua preservação, que ultrapassa os 13 milhões de rublos (1,02 milhão de reais), num momento em que a economia russa está parada e o preço do petróleo despenca internacionalmente.

A múmia, porém, é o principal ponto turístico da Rússia, atraindo milhões de visitantes anualmente. Ele é também considerado o maior monumento político da história recente, e é muito visitado por políticos do Partido Comunista russo. Para Putin, presidente da Rússia, o corpo deve permanecer no mausoléu: "pelo menos enquanto tivermos entre nós muitas pessoas cujas experiências ainda estão ligadas, de alguma maneira, às realizações do período soviético".

URSS História Rússia Lenin Múmia coronavírus

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados