Fotografia da tumba onde as joias foram encontradas - Divulgação/ Ministério da Ciência e Ensino Superior da Federação Russa
Arqueologia

Pesquisadores encontram tesouro de âmbar em túmulo da Idade do Cobre

A sepultura, que foi desenterrada recentemente na Rússia, revelou informações sobre a vida em meados do ano 3,4 mil a.C.

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 30/08/2021, às 21h00

Na última quinta-feira, 25, especailistas desenterraram uma sepultura da Idade do Cobre (que é intermediária entre o Neolítico e a Idade do Bronze) repleta de joias de âmbar, na Rússia. A descoberta do local foi divulgada pela Associação Europeia de Arqueólogos (EAA) e repercutida pela revista Galileu.

O túmulo, datado como pertencente ao ano 3,4 mil a.C., pertencia a 'um indivíduo de status alto', e é por esse motivo que estava preenchida com relíquias de alto valor, que foram dispostas nas laterais do corpo. 

Joias de âmbar / Crédito: Divulgação / Ministério da Ciência e Ensino Superior da Federação Russa

 

Segundo estimado pelos pesquisadores, os restos mortais, que estavam cobertos por uma capa de couro, seriam os de um comerciante báltico. Isso porque a última vez que a comunidade de arqueologia encontrou algo semelhante às joias e pingentes da cova russa foi no Báltico Oriental.

Ainda de acordo com o estudo, o mercador poderia ter viajado até a região para trocar machados por seu âmbar, uma vez que existe uma oficina de ferramentas próxima ao cemitério que também está sendo atualmente explorada por um time de arqueólogos. 

descoberta Rússia notícias arqueologia túmulo Joias Âmbar sílex

Leia também

'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'