O deputado estadual Daniel Silveira (esq.) rasgando uma placa de rua em homenagem a Marielle Franco - Divulgação
Brasil

Pedido de cassação e defensor do AI-5: Como políticos reagiram a prisão de Daniel Silveira

Houve até quem chamou o ministro Alexandre de Moraes de “vagabundo”. Confira!

Fabio Previdelli Publicado em 17/02/2021, às 14h41

A prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) na madrugada de ontem, 16, gerou inúmeras reações entre seus companheiros da Câmara dos Deputados.

É o caso de Carlos Jordy (PSL-RJ), que chegou a chamar o ministro Alexandre Moraes de “vagabundo” em uma postagem em suas redes sociais.  

"Acabei de falar com o deputado Daniel Silveira e fiquei sabendo que sua prisão foi ordenada pelo vagabundo do Alexandre de Moraes por ele ter feito uma live criticando o Ministro Fachin. Não iremos recuar! Espero que o Presidente Arthur Lira haja (sic) com postura contra esses ditadores!", escreveu. 

Acabei de falar com o deputado @danielPMERJ e fiquei sabendo q sua prisão foi ordenada pelo vagabundo do @alexandre de Moraes por ele ter feito uma live criticando o Ministro Fachin. Não iremos recuar! Espero q o Presidente @ArthurLira_ haja com postura contra esses ditadores!

— Carlos Jordy (@carlosjordy) February 17, 2021

Entretanto, o parlamentar não foi o único a expressar sua opinião em relação a prisão de Silveira, já que outros deputados, muitos de partidos de oposição, inclusive, se manifestaram sobre o ocorrido.  

Enquanto uns pediam por sua “cassação”, como foi o caso do deputado federal Ivan Valente, outros lembravam do histórico do ‘colega’, que “quebrou a placa de Marielle [Franco] nas eleições de 2018 e defendeu um novo AI-5", conforme escreveu Marcelo Freixo. Confira algumas reações! 

Alexandre de Moraes manda prender o deputado bolsonarista Daniel Silveira q brutalmente 6 ministros do STF.Lugar de fascista é na cadeia!É mesmo q foi eleito quebrando a placa de Marielle.Agora é cassação de mandato na Câmara.Basta de tolerância c/nazistas inspirados em Bolsonaro

— Ivan Valente (@IvanValente) February 17, 2021

Parece que para o STF não é crime roubar, mas sim criticar os ministros da Corte. Lula está solto. Daniel Silveira, preso. pic.twitter.com/gEl1yp4HrF

— 👊🇧🇷 Marco Feliciano (@marcofeliciano) February 17, 2021

Daniel Silveira foi preso em flagrante por ameaçar e incitar a violência contra ministros do STF. O deputado, que quebrou a placa de Marielle nas eleições de 2018 e defende um novo AI-5, é a imagem do banditismo bolsonarista que atenta contra a Democracia e o Estado de Direito.

— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) February 17, 2021

Degradante, inconcebível e criminoso o vídeo do
Dep. Daniel Silveira(PSL-RJ).
A imunidade de opinião no parlamento é uma conquista da democracia, mas não pode ser confundida com uma licença para o crime e impunidade.
Bruno Araújo - Pres. Nacional.

— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) February 17, 2021

Que o bolsonarismo testa a cada dia o ambiente para o fechamento do regime não há dúvida. O desfecho do caso do deputado preso servirá de alerta. Se ele não tiver o mandato cassado, o recado para Bolsonaro avançar estará claro. Democracia não se negocia.

— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) February 17, 2021

Se houve um mandado, não houve flagrante. Se há flagrante, não há necessidade de mandado.

Que bom termos um Presidente da Câmara sereno e firme. Plenário é soberano.

Fique firme, @danielPMERJ, estamos com você.

— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) February 17, 2021

Bolsonarista pediu um AI-5 e foi preso por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional.
.

— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) February 17, 2021

Entenda a prisão de Daniel Silveira:

Na noite de ontem, 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu uma ordem para a prisão em flagrante do ex-policial militar e deputado federal Daniel Silveira, que é filiado ao PSL do Rio de Janeiro. As informações são do UOL. 

A medida se deu em virtude de um vídeo publicado mais cedo pelo parlamentar. Nele, Daniel faz ataques a ministros da Corte, especialmente a Edson Fachin, Gilmar Mendes e a Alexandre de Moraes, que expediu o pedido.  

Com isso, Silveira foi preso na noite de ontem pela Polícia Federal em Petrópolis, na região serrana do Rio. Entretanto, mesmo em flagrante, a prisão do deputado deverá passar pelo crivo da Câmara, que analisará a ordem de prisão ainda hoje.  

A denúncia feita por Moraes ainda alega que, no vídeo, além de atacar os ministros da Corte, Daniel também defende medidas antidemocráticas, como a adoção do AI-5. Silveira também defendeu a substituição de todos os ministros do STF, instigando "a adoção de medidas violentas contra a vida e segurança dos mesmos, em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes." 

Alexandre de Moraes classificou as atitudes do parlamentar como “gravíssimas”, justificando que elas “não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito". 

O ministro do STF determinou que o vídeo publicado por Daniel Silveira seja bloqueado no YouTube, plataforma na qual o mesmo foi divulgado. Caso a decisão não seja cumprida, haverá uma multa diária de 100 mil reais.  

Brasil notícias prisão AI-5 deputado federal Twitter Politica reação parlamentares Daniel Silveira bolsonarismo

Leia também

Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados