Ossadas foram encontradas em valas comuns - Divulgação/Ministério Público do Peru
Ossadas

Ossadas de camponeses mortos por militares há 40 anos são encontradas no Peru

Ossadas de 11 vítimas de massacre ocorrido entre os anos de 1983 e 1985 foram encontradas em valas comuns no Peru

Giovanna Gomes Publicado em 11/07/2024, às 10h59

Há quatro décadas, militares perpetraram um massacre no Peru. Na última quarta-feira, 10, o Ministério Público do país sul-americano comunicou que os restos mortais de 11 dessas vítimas foram encontrados em três valas comuns.

"Essas ossadas corresponderiam a vítimas do massacre ocorrido entre os anos de 1983 e 1985" em Putis, departamento de Ayacucho, no sudeste do Peru, destacou o Ministério Público em um comunicado. O órgão também indicou na nota que foram encontradas as roupas das vítimas, entre as quais havia crianças.

O Exército peruano estabeleceu uma base militar na região para enfrentar a guerrilha maoista Sendero Luminoso. "Nesse contexto, os camponeses se concentraram ao lado do recinto militar; no entanto, durante esse período, os militares juntaram os membros da comunidade e os executaram, acusando-os de serem colaboradores do grupo terrorista mencionado", garantiu o MP, segundo informações da agência de notícias AFP.

As valas comuns foram encontradas em encostas na parte alta das comarcas de Yanaorcco, Llamanniyocc, Misumachay e Hichocruz.

Como destaca a AFP, Putis era o centro de oito comunidades rurais onde viviam cerca 2.000 pessoas até a época da chacina. Nenhum militar foi condenado pelo caso, porém, em abril deste ano, a promotora Gisella Astocóndor pediu 25 anos de prisão para um ex-capitão do Exército.

Conflito armado

Mais de 69.000 pessoas, a maioria camponeses pobres dos Andes, morreram durante o conflito armado entre 1980 e 2000, segundo a a Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR, 2003).

Além disso, a guerra deixou ao menos 21.000 desaparecidos. De acordo com CVR, existem no Peru cerca 4.000 valas comuns, muitas das quais estão em Ayacucho.

Peru Massacre militares chacina Ministério Público Restos Mortais valas comuns

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa