Obras no Centro Histórico de Natal são paralisadas - Reprodução/Inter TV Cabugi
Arqueologia

Obras no Centro Histórico de Natal são paralisadas após descoberta arqueológica

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou parte das obras no Centro Histórico de Natal após descoberta arqueológica

Luiza Lopes Publicado em 06/08/2024, às 11h14

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou parte das obras de requalificação do Centro Histórico de Natal após a descoberta de itens arqueológicos

Segundo o g1, foram identificados fragmentos de cerâmicas do cotidiano de épocas passadas, faianças do século 19, fornilhos de cachimbos holandeses do século 17, além de azulejos e outros vestígios.

Itens históricos são encontrados durante as escavações / Crédito: Reprodução/Inter TV Cabugi

 

Obras paralisadas

Os achados ocorreram durante as escavações para a instalação de uma nova tubulação na Rua João Pessoa e Praça Padre João Maria, áreas tombadas. O Iphan determinou a paralisação imediata das obras ao identificar os itens.

Sabemos da importância, mas as obras começaram sem o licenciamento e acompanhamento do Iphan. Tiveram denúncias de pessoas que moram na região, tinham escavações que estavam quebrando e destruindo artefatos arqueológicos", ressaltou João Gentil, superintendente do Iphan/RN, ao g1. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), responsável pela obra, declarou que colaborará com a catalogação do material arqueológico, conforme as normas do Iphan.

"Estamos discutindo como essa metodologia vai funcionar. Vamos decidir se continuamos escavando ou se concluímos a parte superior, para mais à frente fazer a prospecção arqueológica", disse Newton Filho, engenheiro da STTU, ao g1. 

As obras de requalificação da Rua João Pessoa seguem normalmente no trecho entre a Rua Felipe Camarão e a Avenida Deodoro da Fonseca.

Os trabalhos, iniciados há uma semana, têm previsão de duração entre 45 e 60 dias e um custo total de R$ 2,4 milhões. Apesar do embargo, a Prefeitura de Natal espera concluir o empreendimento até o fim do ano, conforme relatado pelo jornal. 

Rio Grande do Norte arqueologia Descoberta Arqueológica Natal itens arqueológicos Iphan João Gentil STTU Centro Histórico de Natal Rua João Pessoa

Leia também

Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina