Geleira na Patagônia argentina - Foto por Lucag pelo Wikimedia Commons
Mundo

Novo estudo aponta que aumento do nível do mar pode superar projeções atuais

Segundo novo estudo, aumento na temperatura oceânica pode levar a um derretimento de gelo maior que o esperado; entenda!

Éric Moreira Publicado em 25/06/2024, às 10h36

Nas últimas décadas, o mundo vem presenciando uma série de fenômenos que indicam que nosso futuro na Terra não será fácil. Desde a temperatura cada vez mais alta até a escassez crescente de recursos como a água, sem mencionar o aumento dos níveis dos oceanos.

Este último tópico em específico é bastante preocupante. Isso porque aumentos pequenos na temperatura podem levar, ao todo, a um derretimento enorme das geleiras pelo mundo, o que acarreta também no aumento do nível dos mares. E isso implicaria inclusive no desaparecimento de várias cidades pelo globo terrestre.

Um novo estudo publicado na Nature Geoscience descobriu que algumas camadas de gelo da Antártida são especialmente mais vulneráveis à intrusão da água do mar que outras. Em outras palavras, o processo de derretimento das geleiras e aumento do nível do mar pode ser mais rápido que o que se pensava até então.

Assim, não se sabe o quão próximo o derretimento das geleiras chegou a um nível de inflexão, em que os danos causados não podem mais ser resolvidos, ou mesmo se ele já foi ultrapassado. Porém, certamente isso pode ser desencadeado nas próximas décadas pelos aumentos de temperaturas já esperados.

Mundo no futuro

Conforme descrito pelo The Guardian, com o aumento do nível do mar, o mapa mundial pode ser redesenhado nos próximos séculos, com a possibilidade de cidades como Nova York e Xangai, ou mesmo países como a Holanda, acabarem completamente submersos.

+ Tuvalu, a nação que pode desaparecer debaixo d'água

Segundo os pesquisadores envolvidos no novo estudo, a ação mais importante e que deveria ser tomada imediatamente para evitar esse futuro desastroso é de reduzir a queima de combustíveis fósseis a zero, até 2050. Caso contrário, o mundo pode lidar com vários pontos de inflexão desastrosos, como o colapso de calotas polares.

Atualmente, por sinal, o maior contribuinte para a subida do nível do mar da Antártida é a geleira Pine Island, especialmente vulnerável às mudanças de temperatura por seu formato e disposição, bem como a camada de gelo Larsen. Felizmente, a chamada "geleira do Juízo Final" ainda é considerada uma das menos vulneráveis — sendo ela uma que, caso derretesse, aumentaria a altura da água tão significativamente a ponto de receber o nome também de "geleira do fim do mundo".

Mundo notícias pesquisa estudo clima Mudanças Climáticas derretimento geleira

Leia também

Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado