Um exemplo de como pode ter sido a arma do crime - Reprodução
Idade do Bronze

Descoberto primeiro assassinato político da história

Como aconteceria muitas vezes depois, a vítima pode ter sido vítima de conspiração e morta por pessoas próximas

Alana Sousa Publicado em 21/12/2018, às 13h31 - Atualizado às 15h19

O assassino, possivelmente uma pessoa de confiança, se aproximou com uma adata de menos de 15 centímetros. Experiente, atacou em três lugares, com grande competência: a vítima sofreu lesões no estômado e na espinha. O ataque aconteceu há 3.846 anos e é o assassinato político mais antigo de que se tem notícia.

O alvo é conhecido como príncipe de Helmsdorf. A ossada é estudada desde o século 19, mas só nesta semana um grupo de pesquisadores foi capaz de identificar as causas da morte.

O príncipe de Helmsdorf foi enterrado no monte Leubinger, ao leste da Alemanha. Foi descoberto por Friedrich Klopfleisch em 1877. A área onde ele foi encontrado é considerada como uma das mais ricas sepulturas da Idade do Bronze em toda a Europa Ocidental.

Quanto ao assassino, o arqueólogo Harald Meller, da Saxônia-Anhalt, diz que pode ter sido uma pessoa de confiança da vítima, talvez um parente, amigo ou guarda-costas. "O governante foi desavisado e surpreso com o ataque. Pode bem ser que ele, como Júlio César na Roma antiga, tenha sido vítima de uma conspiração”.

Para os estudiosos, quem cometeu o crime teria que ter sido guerreiro poderoso e experiente, pois o golpe foi fatal. Foram encontrados três ferimentos nos ossos, que indicam os locais atacados. A intensidade da lesão indica que o príncipe teria sido esfaqueado quando ficou de pé contra a parede, ou talvez, deitado no chão.

O arqueólogo Harald Meller anunciou que os resultados completos da pesquisa realizada no esqueleto serão publicados no primeiro semestre de 2019.

Antiguidade Alemanha História descoberta assassinato Idade do Bronze príncipe

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa