A nave de Star Trek e os personagens James T. Kirt e Spock - Divulgação / Paramount Global
Star Trek

Nave Enterprise usada em ‘Star Trek’ é recuperada após mais de 40 anos desaparecida

A maquete utilizada na abertura do primeiro programa da franquia estava desaparecida desde 1979, mas filho do criador da série a recuperou; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 22/04/2024, às 09h57

Após uma longa odisseia, o modelo original da USS Enterprise, a icônica nave espacial da série de televisão "Star Trek", foi devolvido ao filho do seu criador, Gene Roddenberry, após décadas desaparecido. Rod Roddenberry, expressou sua emoção nas redes sociais, declarando que a Enterprise finalmente está de volta ao lar.

 

A jornada do modelo começou quando apareceu à venda no eBay no ano passado, com um lance inicial de US$ 1.000, despertando imediatamente o interesse dos fãs da série. Alertados por um usuário de um fórum online sobre adereços de filmes, os entusiastas rapidamente tomaram conhecimento da oferta.

O vendedor, cuja identidade permaneceu anônima, foi inundado por perguntas e, posteriormente, retirou o anúncio, encaminhando a maquete para a casa de leilões Heritage Auctions em busca de autenticação, de acordo com o portal O Globo.

O vice-presidente executivo da Heritage, Joe Maddalena, fã autodeclarado da série, reconheceu a autenticidade do modelo e contatou Rod Roddenberry para informá-lo sobre a descoberta. Roddenberry anunciou planos de restaurar a peça e exibi-la em um museu ou instituição adequada. A história por trás do desaparecimento do modelo permanece um mistério.

“Imagino que alguém pegou a Entreprise emprestada, colocou-a no lugar errado ou simplesmente a perdeu. Beleza. Mas onde ela estava este tempo todo?”, pergunta-se Rod em uma publicação oficial da Heritage Auctions, que afirmou ter dado ao vendedor uma "recompensa" por sua recuperação, sem revelar detalhes de preços.

Modelo original

O modelo original da USS Enterprise, feito principalmente de madeira maciça por Richard Datin, desapareceu após ser emprestado para a produção do filme "Star Trek: O Filme" em 1979. A descoberta do modelo despertou grande interesse, e Roddenberry organizou uma equipe de especialistas em Beverly Hills para autenticá-lo, incluindo veteranos da série e fabricantes de maquetes.

Joe Maddalena e Gene Roddenberry com a peça recuperada - Reprodução / Heritage Auctions

 

Joe Maddalena comparou, também nas redes sociais, a importância da descoberta do modelo da Enterprise à recuperação dos sapatos de rubi de "O Mágico de Oz", roubados em 2005 e recuperados pelo FBI em 2018.

Enquanto os sapatos de "O Mágico de Oz" representam esperança, o modelo da Enterprise representa sonhos. É um portal para o que poderia ser”.
nave televisão série Modelo Desaparecida Star Trek 40 anos original recuperada Enterprise

Leia também

Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa


Em novo documentário, Mohamed Al-Fayed é acusado de abusar de cinco mulheres


Fisiculturista chinês morre afogado após entrar em área proibida na China