Fotografias de língua de ouro e múmia encontradas em cemitério do Egito Antigo - Reprodução/Facebook/Ministry of Tourism and Antiquities
Arqueologia

Múmias com línguas de ouro são descobertas em cemitério do Antigo Egito

Além de curiosas línguas, outros artefatos feitos de ouro foram encontrados em cemitério

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 01/12/2022, às 15h38

Recentemente alguns arqueólogos fizeram uma descoberta que pode impactar grandemente na forma como a sociedade do Egito Antigo funcionava e como eram as divisões entre classes sociais. O achado em questão consiste no resto de algumas múmias com línguas de ouro, além de outros artefatos do mesmo metal e alguns itens funerários.

A descoberta foi feita em um antigo cemitério, localizado a cerca de 56 km ao norte do Cairo, capital egípcia, próximo à Quweisna. No local, alguns dos mortos estavam enterrados em caixões de madeira e acompanhados por diversos itens, colares, cerâmicas e artefatos feitos com ouro em forma de flor de lótus, e besouros conhecidos como escaravelhos.

Segundo o chefe do Conselho Supremo de Arqueologia do Egito, Mustafa Waziri, as múmias estavam em péssimo estado de preservação. As descobertas foram divulgadas em publicação no Facebook do Ministério de Turismo e Antiguidades no último dia 19 de novembro.

Múmias descobertas em cemitério do Egito Antigo, próximo à Quweisna / Crédito: Reprodução/Facebook/Ministry of Tourism and Antiquities

 

Apesar disso, segundo o site Egypt Independent, e repercutido pela Revista Galileu, os esqueletos acompanhados por linho dourado permaneceram intactos com o tempo. Além do mais, também foram encontrados restos de caixões de madeira e pregos de cobre, utilizados nos compartimentos funerários.

Cemitério

Ayman Ashmawi, chefe do setor de arqueologia egípcia no Conselho Supremo de Arqueologia, explica que o estilo arquitetônico do cemitério é, ainda por cima, muito único. Lá, podem ser encontradas muitas abóbadas principais de pontos de entrada e saída, além de três câmaras funerárias, que coincidem com o restante do projeto.

Além disso, Ashmawi ainda revelou que escavações feitas no antigo cemitério revelaram que ele não foi utilizado somente em um período histórico. A partir de análise dos costumes funerários, provavelmente o local deveria ter sido reutilizado no final do Egito Antigo, no período ptolomaico e em duas fases da era romana.

Fotografia de cemitério em que múmias e línguas de ouro foram descobertas / Crédito: Reprodução/Facebook/Ministry of Tourism and Antiquities

 

O cemitério se localiza no Complexo Arqueológico de Qwaisana, no Egito, e foi descoberto originalmente em 1989, por arqueólogos. Acredita-se, ainda, que a região foi ocupada durante o Reino Ptolemaico, e depois pelos romanos.

Egito Antigo curiosidades notícias arqueologia cemitério escavações língua de ouro

Leia também

Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola


'Ressuscita' gata utilizada por Trump para atacar imigrantes com boato


Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix