Ian Wilmut e a ovelha Dolly - Reprodução / The University of Edinburgh
Morte

Morre aos 79 anos líder da equipe que criou Dolly, a 1ª ovelha clonada do mundo

Ian Wilmut foi o cientista que liderou a equipe que realizou um dos maiores feitos científicos até hoje

Redação Publicado em 11/09/2023, às 12h52

O renomado cientista britânico, Ian Wilmut, que liderou a equipe responsável por criar a ovelha Dolly, um marco na clonagem, faleceu aos 79 anos, conforme anunciado por sua antiga universidade nesta segunda-feira, 11.

Wilmut, que havia revelado em 2018 seu diagnóstico de doença de Parkinson, liderou a equipe do Instituto Roslin da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que realizou a clonagem da ovelha Dolly em 1996. Dolly ficou mundialmente famosa por ser o primeiro mamífero a ser clonado a partir de uma célula adulta, um feito que provocou manchetes globais e desencadeou avanços significativos na pesquisa médica e animal.

Peter Mathieson, vice-reitor da Universidade de Edimburgo, prestou homenagem a Wilmut como "um gigante do mundo científico" e afirmou que seu trabalho pioneiro na clonagem de Dolly "transformou o paradigma científico da época". "Este avanço continua a alimentar muitos dos avanços que foram feitos no campo da medicina regenerativa que vemos hoje", disse ele, através de um comunicado.

Bruce Whitelaw, o atual diretor do Instituto Roslin, expressou tristeza pela perda e destacou o legado duradouro de Wilmut na pesquisa científica, segundo o portal O Globo.

Aposentadoria

Wilmut se aposentou da Universidade de Edimburgo em 2012 mas, em 2018, ele anunciou seu apoio à pesquisa relacionada ao Parkinson, revelando seu próprio diagnóstico com a doença. O distúrbio cerebral progressivo e incurável pode causar sintomas como tremores e movimentos incontroláveis.

Bem, pelo menos agora sabemos e podemos começar a fazer coisas a respeito", disse Wilmut à BBC naquele ano. "Assim como, obviamente, a decepção de que isso possivelmente encurtará um pouco a minha vida e, mais particularmente, alterará a qualidade de vida."

O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, após o Alzheimer, afetando mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

ciência Mundo História morte notícias líder cientista animal clonagem ovelha equipe Dolly primeira

Leia também

Lápide mais antiga dos EUA, pertencente a cavaleiro inglês, tem mistério revelado


Série sobre o assassinato cometido pelos Irmãos Menendez estreia na Netflix


Polícia apreende 40 toneladas de chifres de veado em armazém ilegal na Argentina


Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone