'Moça com Brinco de Pérola', de Vermeer - Getty Images
Arte

'Moça com Brinco de Pérola': mistério da obra é finalmente revelado

Pintado no século 17, quadro de Vermeer escondia segredo intrigante; especialistas do museu holandês de Mauritshuis comemoram a descoberta

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/10/2024, às 17h35

Segundo reportagem da AFP divulgada pelo O Globo, um estudo realizado por neurocientistas no museu de Mauritshuis, Holanda, desvendou um antigo mistério por trás da obra "Moça com Brinco de Pérola", de Vermeer.

De acordo com os especialistas, diante do quadro, o espectador sofre um fenômeno neurológico chamado "Loop de atenção sustentado". Trata-se de uma sequência no direcionamento do olhar do público. 

+ Homem destrói a escultura Porcelain Cube, do artista chinês Ai Weiwei

A explicação: 

Em entrevista à agência, Martin de Munnik, pesquisador da empresa Neurensics, afirma: "Isso faz com que você olhe para a pintura por mais tempo do que outras. Era previsível que a garota fosse especial. Mas a razão também foi uma surpresa para nós."

+ Pintura atribuída a Rembrandt encontrada em sótão é vendida por valor milionário

Para embasar os resultados do experimento, os neurocientistas compararam a resposta cerebral de espectadores expostos ao quadro e a reproduções. No primeiro caso, a resposta emocional foi até 10 vezes mais forte quando comparada às reações diante das reproduções.

O estudo foi feito com o uso de máquinas de varredura cerebral e ressonância magnética para medir a resposta neurológica à obra de arte, com auxílio de um rastreador ocular e um boné para rastrear as ondas cerebrais.

Mulher fotografa o quadro - Getty Images

 

A diretora de Mauritshuis, Martine Gosselink, fez considerações sobre o trabalho da Neurensics: "Isso mostra a importância de ver arte original. É fundamental se envolver com a arte, seja fotografia, dança ou velhos mestres do século XV."

+ Quadro que passou décadas em armazém de museu teria autoria de Tintoretto

Ela complementa: "Aqui vemos alguém realmente olhando para você, enquanto em todas as outras pinturas de Vermeer, você vê alguém escrevendo ou fazendo algum bordado, ou uma pessoa ocupada fazendo alguma coisa". O artista holandês é especialista no uso de pontos focais.

Holanda notícias estudo segredo 'Moça com Brinco de Pérola'

Leia também

Mulher de 105 anos revela segredo da longevidade: 'Beba cerveja e não case'


'Os Irmãos Menendez: A História Jamais Contada': Saiba onde e quando assistir


O membro da família real que nunca perdoará Harry — e não é o irmão William


Novo estudo aponta local onde as primeiras rodas teriam sido inventadas


Poeta Antonio Cicero morre na Suíça e deixa carta de despedida


Irmãos Menendez: Erik e Lyle não apresentam perigo para a sociedade, diz promotor