Pintura representando o escritor Dante - Domínio público
Dante

Mistério revelado: Rosto de Dante é recriado pela primeira vez após mais de 700 anos

Brasileiros usaram tecnologia 3D para recriar o rosto de Dante Alighieri pela primeira vez; a imagem do ícone literário ainda era um mistério

Isabelly de Lima Publicado em 27/02/2024, às 11h57

Após mais de 700 anos, o rosto do homem que moldou nossa visão do inferno finalmente pode ser visto. Cientistas, utilizando o crânio de Dante Alighieri, recriaram digitalmente sua aparência, oferecendo um vislumbre fascinante do ícone literário.

Dante, autor da célebre 'Divina Comédia', tornou-se um nome fundamental na literatura ocidental. Sua descrição vívida do inferno, com seus nove círculos e punições irônicas, influenciou profundamente a cultura popular e o próprio ideário cristão.

No entanto, apesar da fama de sua obra, a verdadeira face do poeta permanecia envolta em mistério. As representações mais conhecidas foram criadas muito depois de sua morte, baseando-se em descrições de terceiros.

Agora, um estudo inovador liderado pelo especialista gráfico brasileiro Cícero Moraes finalmente nos permite conhecer o rosto real de Dante, segundo o Daily Mail.

Representação em 3D do rosto de Dante - Reprodução / Cicero Moraes

 

Moraes e seu coautor, Thiago Beaini, da Universidade Federal de Uberlândia, utilizaram uma técnica de recriação facial digital para dar vida ao crânio do poeta e publicaram seu estudo na revista de computação gráfica 3D OrtogOnLineMag.

Através de análises tomográficas e ultrassonográficas, combinadas com dados históricos sobre Dante, a equipe foi capaz de gerar imagens realistas de sua aparência.

Resultado surpreendente

O resultado revela um homem com características marcantes: rosto comprido, nariz aquilino e olhos grandes. A expressão facial, segundo Moraes, transmite a genialidade de Dante, mas também a amargura do exílio que sofreu.

Rosto de Dante recriado por cientistas brasileiros - Reprodução / Cicero Moraes

 

O estudo também revela que Dante tinha um crânio maior do que a média, o que pode ter contribuído para sua inteligência e criatividade excepcionais.

Consiste em fazer uma série de projeções baseadas em dados estatísticos extraídos de análises tomográficas e ultrassonográficas e cruzá-las com a deformação anatômica”, disse Moraes. “A deformação anatômica ocorre quando o rosto digitalizado de um doador vivo é deformado até caber no crânio em questão, revelando-se “um rosto compatível com o do poeta em vida”, continuou.

O coautor concluiu no estudo: “Foram gerados dois conjuntos de imagens, um com abordagem objetiva, em tons de cinza, sem cabelos e com os olhos fechados. “E outra colorida e com elementos subjetivos, como a cor dos olhos, da pele e das roupas, conforme as imagens mais conhecidas”.

tecnologia Dante Alighieri imagem 3D mistério ícone rosto primeira vez 700 anos Dante literário

Leia também

Harry viajará ao Reino Unido, mas Charles está "farto" do filho mais novo


Oscar 2025: Fernanda Torres é candidata ao prêmio de Melhor Atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone


O 'código secreto' de Kate Middleton para chamar atenção dos filhos em público


Titan: Vídeo mostra momento exato em que destroços do submarino são encontrados


Harry e William já eram distantes antes mesmo da morte de Diana, diz biógrafa